metropoles.com

Eleições: 103 cidades podem ter segundo turno este ano. Saiba quais

Número de cidades que podem ter segundo turno este ano é maior do que em 2020. Palmas (TO) entra na lista pela primeira vez na história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafa Press/Getty Images
In this photo illustration a woman simulates a vote in the electronic ballot box used in the elections of Brazil
1 de 1 In this photo illustration a woman simulates a vote in the electronic ballot box used in the elections of Brazil - Foto: Rafa Press/Getty Images

Nas eleições deste ano, 103 cidades do Brasil estão aptas a terem segundo turno, caso nenhum candidato a prefeito obtenha a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Esses municípios se enquadram na regra de eleitorado expressa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela Constituição Federal.

A lei estipula que cidades que possuem mais de 200 mil eleitores estão sujeitas a terem mais um turno de votação, se nenhum candidato atingir a maioria dos votos na primeira etapa. O número de municípios nessa situação, na eleição deste ano, chegou a 103, maior que o registrado no pleito de 2020.

Há quatro anos, o total de cidades que poderiam ter segundo turno foi de 95. Desta vez, nove municípios a mais poderão vivenciar um novo turno da eleição local pela primeira vez. São eles: Palmas (TO), Parauapebas (PA), Imperatriz (MA), Magé (RJ), Sumaré (SP), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Embu das Artes (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Apenas uma das cidades que estavam na lista de 2020 deixou de figurar na relação deste ano. Governador Valadares (MG) sofreu uma redução do eleitorado, conforme os dados do TSE. A cidade mineira saiu de 213.886 eleitores para 198.486, ou seja, abaixo de 200 mil.

Confira abaixo as 103 cidades que podem ter segundo turno este ano:

Palmas pode ter segundo turno pela primeira vez na história

Uma das estreantes desse quadro chama atenção pelo ineditismo. A capital do Tocantins, Palmas, pode passar por um segundo turno pela primeira vez na história, e as pesquisas recentes indicam essa possibilidade.

A cidade, que é a capital mais jovem do Brasil, foi fundada em maio de 1989 e fez 35 anos este ano. A disputa pela prefeitura local conta com quatro candidatos. São eles: Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Janad Valcari (PL), Lucia Viana (PSOL) e Professor Júnior Geo (PSDB).

Palmas saiu de 180.524 eleitores em 2020 para os atuais 209.524. As 103 cidades que poderão ter segundo turno nestas eleições acumulam, juntas, mais de 60,5 milhões de eleitores. Esse número corresponde a quase 39% do eleitorado nacional, que é de 155,9 milhões.

Regras do segundo turno

A legislação brasileira estipula algumas regras para o segundo turno. A mais básica delas é que, se nenhum candidato obter a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, uma nova disputa será realizada entre os dois mais bem votados.

Além disso, a Constituição estipula que o primeiro turno deve ocorrer no primeiro domingo de outubro, enquanto o segundo turno, caso necessário, deve ser realizado no último domingo do mês. Isso vale tanto para eleições de prefeito, quanto de governadores e presidente.

Este ano, o primeiro turno será neste domingo (6/10) e o segundo turno está previsto para o dia 27/10, ou seja, um intervalo de 21 dias entre uma etapa e outra.

A lei prevê, ainda, que, se antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de algum candidato, deverá ser convocado, entre os remanescentes, aquele que teve a maior votação no primeiro turno.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?