metropoles.com

Eleição teve vitórias por 1 voto de diferença e até empate. Veja casos

No último fim de semana, eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram às urnas para definir prefeitos e vereadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Urna eletrônica
1 de 1 Urna eletrônica - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

As Eleições Municipais de 2024 foram acirradas em diversas cidades do país, polarizarizando candidatos e apoiadores . Em alguns casos, entretanto, a disputa foi acirrada de tal forma que a diferença entre o número de votos do candidato vitorioso e o 2º lugar foi de apenas um voto. Houve também um empate.

Levantamento do Metrópoles, com base em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, aponta que em quatro cidades brasileiras, a diferença entre o candidato eleito prefeito e o 2º lugar foi de apenas um voto.

Em Olho d’Água do Borges (RN), Antonimar Amorim (União-RN) levou a prefeitura com 2.178 votos, garantindo uma fatia de 50,01%. Laize Sales (PP-RN), que também estava no páreo, contou com o apoio de 2.177 eleitores nas urnas (29,99%).

Caso semelhante ocorreu em Rosário da Limeira (MG), já que o prefeito eleito, Cristovam (PDT-MG), garantiu 2.037´(46,62%), contra 2.036 do rival Edson Curi (PSDB-MG). A diferença também foi de um voto também nas cidades de Fernão (SP) e Gentil (RS).

Já Inhaúma (MG), a 90 km da capital mineira, a Justiça Eleitoral computou um empate entre os dois primeiros colocados. Tanto Max de Oliveira (Republicanos-MG) quanto Carlinhos (Solidariedade-MG) registraram 2.434 votos nas urnas.

Por ter mais idade que o candidato adversário, Max de Oliveira, conhecido por Zula, garantiu a prefeitura. O critério de desempate é previsto no Código Eleitoral.

Eleições 2024

No último domingo (6/10), eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram às urnas para definir quem ocupará, pelos próximos quatro anos, os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de 120 milhões de brasileiros exerceram o direito de voto, o que corresponde a mais de 78% do eleitorado.

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que haverá 2º turno, a população terá de regressar às urnas no dia 27 de outubro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?