Eleição em Serra da Saudade (MG) tem apenas uma candidatura
Neusa Ribeiro está a caminho do terceiro mandato na cidade, assumindo o lugar do ex-marido Alaor Machado na eleição deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Serra da Saudade, no interior de Minas Gerais, já conhece a vencedora da corrida da eleição municipal antes mesmo do início da campanha. Neusa Ribeiro se prepara para assumir pela terceira vez a prefeitura da menor cidade do país.
Caso não aconteça uma nova candidatura até outubro, ela será a única candidata a disputar os votos dos 1.295 eleitores. E, então, ela vai substituir o prefeito Alaor Machado, seu ex-marido, dando sequência a um curioso revezamento do ex-casal que se estende por mais de duas décadas.
Neusa e Machado são filiados ao Partido Progressistas (PP) e se alternam no poder da cidade desde 2000, quando Machado foi eleito e reeleito.
Em 2004, o casal se divorciou. Em 2008, Neusa acabou eleita para a prefeitura e o ex-marido voltou a assumir em 2020.
Eleição: perfil de Serra da Saudade
A cidade fica a 250 km de Belo Horizonte, tem 833 habitantes – há menos moradores do que votantes porque muitos vivem em outras cidades, mas mantêm domicílio eleitoral –, 337 casas, duas igrejas, uma escola e um posto de saúde.
A prioridade da população é por acesso a remédios e a combustível, já que não tem farmácia e nem posto de gasolina na cidade.
Segurança pública está longe de ser uma preocupação para os moradores de Serra da Saudade, já que o último assassinato aconteceu há 57 anos e o tem apenas um registro de furto no ano passado.
Apesar de ter eleitores do que habitantes, a cidade informa que muitos eleitores trabalham em outros lugares, mas mantém o domicílio eleitoral.
Diferente da maioria das cidades onde a ideologia e o poder econômico dos candidatos podem ser decisivos, isso não acontece em Serra da Saudade.
Na sua última campanha, Machado apoiou Jair Bolsonaro (PL), mas se sentiu traído, pois o ex-presidente defendeu uma proposta que acabava com a autonomia política dos municípios com menos de 5 mil habitantes.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na cidade ninguém é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Já o Partido Liberal (PL) conta com 10 correligionários registrados.
Apesar de ser curioso, nas eleições de 2020, 106 municípios do país tiveram um único candidato concorrendo a prefeito.