Eleição: partidos pedem mais tempo para pagamento de mulheres e negros
Representantes de partidos politicos vão ao TSE, nesta segunda-feira (26/8), para pedir que o prazo do dia 30 de agosto seja estendido
atualizado
Compartilhar notícia
Partidos políticos vão pedir à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que adie a data de pagamento dos recursos eleitorais para as campanhas de mulheres e negros que vão concorrer a um cargo de prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024.
A agenda foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mas ainda não está na agenda do TSE.
Apesar disso, o partido confirma a intenção de ter mais tempo para pagar os recursos. Pela legislação eleitoral, essa data seria em 30 de agosto, mas a cruzada é para pedir mais prazo e só pagar em 15 de setembro.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
Partidos têm maioria de candidatos negros
O primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro. Ou seja, a verba entraria a menos de um mês do pleito, caso o pedido seja aceito.
Entre os candidatos inscritos na Justiça Eleitoral para concorrer a uma vaga de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024 a maioria é de homens e negros. Ao todo, são 458.965 inscritos para concorrer ao pleito, sendo que 34% é mulher.