metropoles.com

Egípcio buscado pelo FBI, que mora no Brasil, irá à Polícia Federal

A agência de inteligência americana emitiu alerta dizendo que ele teria ligações com a Al-Qaeda desde 2013 e teria colaborado com o grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
FBI-Mohamed-Ibrahim
1 de 1 FBI-Mohamed-Ibrahim - Foto: Reprodução

O egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim, procurado pela polícia federal dos EUA (FBI) por suspeita de ter ligações com o grupo Al-Qaeda, deverá se apresentar à Polícia Federal em São Paulo, possivelmente no aeroporto de Guarulhos, disse o advogado, Musslim Ronaldo Vaz de Oliveira.

“Ele vai novamente até a Polícia Federal prestar esclarecimentos, já esteve lá ontem e se apresentou voluntariamente”, afirmou Vaz, acrescentando que Ibrahim ficou assustado quando soube que era procurado pelo FBI.

Segundo o advogado, até o momento não há mandado de prisão nacional ou internacional contra Ibrahim que já morou na Turquia, vive no Brasil desde fevereiro de 2017, é casado com uma brasileira e tem uma empresa do ramo de móveis em São Paulo.

Vaz afirmou que Ibrahim não é da Al-Qaeda ou de qualquer grupo tido como terrorista, mas sim de um movimento chamado Al-Gama’aal-Islamiya Egypt, que apoiava o ex-presidente Mohamed Morsi, da Irmandade Muçulmana, deposto em 2013. Após a queda de Morsi, o partido foi proscrito e vários dos integrantes foram presos ou fugiram do país.

“Essa acusação de ligação terrorista não existe. Ele é apenas membro de um partido político que foi criminalizado”, afirmou o advogado, acrescentando que foi o governo do Egito quem passou a informação sobre o cliente e outros opositores para o FBI. “Se ele for enviado para o Egito, o risco de tortura ou morte é muito grande”, advertiu.

O FBI emitiu o alerta contra Ibrahim nessa segunda-feira (12/08/2019), dizendo que ele teria ligações com a Al-Qaeda desde 2013 e teria colaborado com o grupo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?