metropoles.com

Efeito pré-frontal: previsão aponta calor extremo para o fim de semana

Segundo previsão do Inmet, sábado (14/9) deve ser de temperaturas elevadas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Climatempo
imagem colorida.
1 de 1 imagem colorida. - Foto: Climatempo

O Brasil deve registrar, neste fim de semana, temperaturas elevadas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte. O calor extremo será evidente em virtude de um fenômeno climático, conhecido como efeito pré-frontal.

A onda de calor que está atuando em grande parte Brasil será intensificada antes da chegada de uma nova frente fria, ocasionando o efeito pré-frontal. É o que explica o meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro Wanderson Luiz Silva.

“A situação pré-frontal, como o próprio nome já diz, é uma condição que a gente tem antes da chegada da frente fria. Antes da chegada dela, temos uma intensificação de ventos de quadrante norte. Esses ventos são mais quentes e secos, e eles tendem a elevar um pouco mais a temperatura”, aponta Silva.

O Climatempo esclarece que, no efeito pré-frontal, o ar frio “pressiona” o ar quente, fazendo com que as temperaturas se elevem.

“Essa ‘pressão’ é na verdade um aumento das vibrações das moléculas do ar, e isso gera calor, causa o aumento da temperatura antes da entrada do ar polar. Se o ar já está quente, antes da entrada do ar polar, então, fica mais quente ainda. Se está ameno, fica quente. E se está um pouco frio, esquenta um pouco antes de esfriar novamente”, diz a Climatemo, em nota.

O tempo de duração do fenômeno é de algumas horas a até um dia.

Calor

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (14/9), Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte devem registrar máximas acima de 30°C, com 39°C, 33°C e 32°C, respectivamente.

No Centro-Oeste, as quatro capitais terão calor intenso no sábado (14/9): Brasília, 32°C, Campo Grande, 35°C, Cuiabá, 40 °C, e Goiânia 37°C.

No Norte e Nordeste, destaque para Teresina e Manaus, com máximas de 38°C e 37 °C, respectivamente.

Já para o domingo, as temperaturas caem no Sudeste, mas se mantêm elevadas no Centro-Oeste e Norte. Manaus e Palmas devem registrar as maiores máximas do dia, com 39°C.

Frente fria

A nova frente fria que vai “encontrar” a onda de calor que atua em grande parte do país vem da Antártica. Ela passa pela Argentina, Uruguai e chega ao Brasil.

Nem todas as massas polares conseguem avançar para o Sudeste e para o Centro-Oeste. Todavia, a Climatempo alerta que, neste fim de semana, a frente fria pode chegar no Sudeste.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?