Efeito pré-frontal: previsão aponta calor extremo para o fim de semana
Segundo previsão do Inmet, sábado (14/9) deve ser de temperaturas elevadas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil deve registrar, neste fim de semana, temperaturas elevadas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte. O calor extremo será evidente em virtude de um fenômeno climático, conhecido como efeito pré-frontal.
A onda de calor que está atuando em grande parte Brasil será intensificada antes da chegada de uma nova frente fria, ocasionando o efeito pré-frontal. É o que explica o meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro Wanderson Luiz Silva.
“A situação pré-frontal, como o próprio nome já diz, é uma condição que a gente tem antes da chegada da frente fria. Antes da chegada dela, temos uma intensificação de ventos de quadrante norte. Esses ventos são mais quentes e secos, e eles tendem a elevar um pouco mais a temperatura”, aponta Silva.
O Climatempo esclarece que, no efeito pré-frontal, o ar frio “pressiona” o ar quente, fazendo com que as temperaturas se elevem.
“Essa ‘pressão’ é na verdade um aumento das vibrações das moléculas do ar, e isso gera calor, causa o aumento da temperatura antes da entrada do ar polar. Se o ar já está quente, antes da entrada do ar polar, então, fica mais quente ainda. Se está ameno, fica quente. E se está um pouco frio, esquenta um pouco antes de esfriar novamente”, diz a Climatemo, em nota.
O tempo de duração do fenômeno é de algumas horas a até um dia.
Calor
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (14/9), Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte devem registrar máximas acima de 30°C, com 39°C, 33°C e 32°C, respectivamente.
No Centro-Oeste, as quatro capitais terão calor intenso no sábado (14/9): Brasília, 32°C, Campo Grande, 35°C, Cuiabá, 40 °C, e Goiânia 37°C.
No Norte e Nordeste, destaque para Teresina e Manaus, com máximas de 38°C e 37 °C, respectivamente.
Já para o domingo, as temperaturas caem no Sudeste, mas se mantêm elevadas no Centro-Oeste e Norte. Manaus e Palmas devem registrar as maiores máximas do dia, com 39°C.
Frente fria
A nova frente fria que vai “encontrar” a onda de calor que atua em grande parte do país vem da Antártica. Ela passa pela Argentina, Uruguai e chega ao Brasil.
Nem todas as massas polares conseguem avançar para o Sudeste e para o Centro-Oeste. Todavia, a Climatempo alerta que, neste fim de semana, a frente fria pode chegar no Sudeste.