metropoles.com

Educar com o “c*”: deputado faz denúncia ao MPF sobre palestra na UFMA

Deputado Duarte Jr. (PSB-MA) disse não poder ficar “de mãos atadas diante do episódio”. Ele se refere à apresentação de cunho sexual na UFMA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove erotismo: “Educar com o c*”
1 de 1 Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove erotismo: “Educar com o c*” - Foto: Reprodução

O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) formalizou neste sábado (19/10) denúncia ao Ministério Público Federal (MPF)  contra palestra realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nessa quinta-feira (17/10). Na ocasião, uma convidada do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) promoveu performance de cunho sexual no ambiente acadêmico.

O parlamentar também enviou requerimento de informação ao Ministério da Educação (MEC) para apurar o uso de recursos públicos no evento.

“Como ex-aluno da UFMA, professor e defensor de uma educação pública de qualidade, não posso ficar de mãos atadas diante deste episódio”, disse o parlamentar.

De acordo com Duarte Jr., os órgãos oficiais foram notificados para se ter conhecimento se foram usados recursos federais na apresentação “que não se mostrou condizente com a prática do conhecimento crítico e científico da universidade”.

“Cabe ressaltar que sou a favor da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento, da liberdade de cátedra, mas o que aconteceu foge completamente disso e nos afasta de pautas fundamentais para o real desenvolvimento da educação, especialmente no que diz respeito à inclusão e à diversidade”, complementou o deputado.

A universidade anunciou que irá tomar “providências cabíveis” e disse que “respeita ambiente acadêmico”.

O caso

Conforme divulgado por Metrópoles, na coluna de Paulo Cappelli, na última quinta-feira (17/10) a historiadora e cantora Tertuliana Lustosa protagonizou performance de cunho sexual em palestra na UFMA. Em imagens de vídeo, ela aparece em uma cadeira e levanta o vestido, mostrando as partes íntimas.

Ao final da apresentação, Tertuliana afirma estar “educando com o cu”. A apresentação foi realizada durante o I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política da UFMA, na mesa-redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”.

Tertuliana é autora da música “Murro na costela do viado”, do grupo “A Travestis”, e soma 26,9 mil seguidores no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?