metropoles.com

Educadores físicos poderão prescrever uso de suplementos alimentares

Até esta resolução do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CRF-SP), a prescrição de suplementos só podia ser feita por médicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
na foto, suplemento espalhado em mesa de madeira
1 de 1 na foto, suplemento espalhado em mesa de madeira - Foto: Getty Images

Uma resolução publicada na edição desta terça-feira (12/7) do Diário Oficial da União (DOU) reconhece que o profissional de educação física possui formação para aconselhar, informar e esclarecer sobre suplementos alimentares exclusivamente relacionados com a prática do exercício físico.

Por se tratar de uma resolução do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CRF-SP), ela só possui eficácia apenas dentro da jurisdição de São Paulo.

“A formação profissional e o campo de atuação exigidos para aconselhar, informar e esclarecer sobre a área de suplementos alimentares é o de Profissional de Educação Física com formação em Bacharelado e/ou Licenciatura/Bacharelado”, diz o texto.

Os educadores físicos permanecem proibidos de prestar qualquer aconselhamento, informação ou esclarecimento em relação a medicamentos ou produtos que incluam em sua fórmula componentes que não atendam às exigências para produção e comercialização regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O aconselhamento e incentivo ao uso dos Recursos Ergogênicos Farmacológicos, por profissional de Educação Física, representa infração ética e pode caracterizar crime contra a saúde pública”, afirma a resolução.

O texto frisa ainda que não faz parte das atribuições a prescrição de dieta e plano alimentar.

“O profissional de Educação Física tem a prerrogativa de indicar um profissional habilitado, para propor e planejar dieta e plano alimentar, caso entenda ser relevante para um melhor desempenho do praticante de Exercício Físico por ele orientado.”

Os Conselhos Federais de Nutrição (CFN) e de Educação Física (CONFEF) foram procurados para se manifestar sobre a resolução, mas ainda não se manifestaram. O espaço permanece aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?