metropoles.com

Veja cursos de formação na área da saúde, que demanda por técnicos

Com mercado promissor, que cresce 5,3% em média por ano, os cursos técnicos na saúde formam profissionais em diversas áreas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Getty Images
Jovem negra adulta em uma videochamada com paciente em casa. Conceito de telemedicina. Vista por cima do ombro. Teleconsulta. Telessaúde - Metrópoles
1 de 1 Jovem negra adulta em uma videochamada com paciente em casa. Conceito de telemedicina. Vista por cima do ombro. Teleconsulta. Telessaúde - Metrópoles - Foto: Getty Images

O mercado da saúde, com sua diversidade de áreas de atuação, abrange diversos cursos técnicos para a formação de profissionais. As profissões técnicas, em geral, acompanham de perto a evolução tecnológica dos setores, aumentando a demanda por gente que coloque a mão na massa sem demora.

O setor de saúde privada tem faturamento anual de R$ 415 bilhões no Brasil, segundo o Panorama Setorial da Saúde da Robert Half. O mercado de trabalho apresenta um cenário de crescimento, em média, de 5,3% ao ano.

Observando esse mercado promissor, os cursos técnicos apresentam uma diversidade de áreas. Veja:

Técnico em enfermagem

O profissional é responsável por oferecer assistência aos pacientes nos ambientes hospitalares. O técnico atua sob a supervisão do enfermeiro e assume cuidados específicos do paciente, como monitoramento de sinais vitais, administração de medicações, auxílio em procedimentos médicos, coleta de amostras, entre outros.

Técnico em hemoterapia

O técnico em hemoterapia atua em bancos de sangue, hospitais e laboratórios de análises clínicas, empresas e indústrias de produtos de hemoderivados (produtos obtidos a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químico). Ele é responsável por realizar várias etapas importantes da doação de sangue, inclusive os testes que garantem a segurança do material coletado.

Técnico em saúde bucal

O técnico em saúde bucal é responsável por dar assistência ao dentista durante os procedimentos e atendimentos. No mercado de trabalho, esse profissional é amparado pela Lei Nº 11.889/2008, que obriga a contratação de um técnico em saúde consultórios odontológicos. Ele também precisa ser registrado no Conselho Federal de Odontologia (CFO) após formado no curso técnico.

Técnico em óptica

Esses profissionais atuam em serviços como o aviamento de prescrições ópticas, venda de produtos e serviços ópticos, confecção de óculos, adaptação e ajuste de lentes de contato, além da elaboração de laudos técnicos para lentes oftálmicas, armações, óculos e lentes de contato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?