Transforme espaços: conheça o curso de técnico em design de interiores
Para professora do curso de técnico em design em interiores, a área tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
O curso de técnico em design de interiores é uma boa pedida para quem gosta de organização e estética de ambientes. A profissionalização na área faz com que o profissional se destaque no mercado de trabalho, que pede cada vez mais mão de obra qualificada.
Dentro do espectro do design, o design de interiores se diferencia por sua abordagem focada na criação de espaços funcionais, agradáveis e seguros, que atendam as necessidades e desejos do usuário.
Professora do curso de técnico em design e interiores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Distrito Federal, Silvana Couto explica que durante o curso os alunos aprendem um conjunto diversificado de habilidades e competências, como criatividade, senso estético, visualização espacial, atendimento ao cliente, gestão de tempo, entre outras.
“O design de interiores desempenha um papel fundamental na sociedade contemporânea, moldando os espaços que habitamos e influenciando diretamente nossa qualidade de vida. Sua função vai além da simples decoração, abrangendo a criação de ambientes funcionais, estéticos e que reflitam a personalidade de seus usuários”, avalia a professora.
Capacitação
A estudante do curso técnico em design em interiores Laura Saad, 15 anos, não hesitou ao começar a nova formação. A adolescente pretende cursar arquitetura no ensino superior, no qual encara o curso técnico como o ponto de partida para a futura carreira profissional.
“A formação técnica será um facilitador pra um possível estágio ou similar durante o curso (…) Aprender coisas que dificilmente eu poderia encontrar sem uma profissional. Sempre estudei sozinha, mas ter o auxílio de uma professora arquiteta para sanar as dúvidas e abordar temas complexos na prática fez a diferença”, diz Laura.
Durante a formação, o estudante vai aprender a projetar e acompanhar a execução de projeto de interiores residenciais, comerciais, institucionais e prestar trabalhos de consultoria junto ao cliente, além de especificar materiais, mobiliários e elementos decorativos mais adequados para compor diversos espaços.
A professora Silvana Couto esclarece que o mercado de trabalho para designers de interiores no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. Para Silvana, a crescente valorização da estética, do bem-estar e da personalização dos espaços tem impulsionado a demanda por profissionais qualificados nessa área.
“Além disso, temos observado a ampliação das áreas de atuação desses profissionais para áreas de projetos cenográficos para eventos, paisagismo e desenho de móveis. Empresas e clientes buscam um profissional criativo, que tenha conhecimento técnico e saiba resolver problemas com facilidade., auxiliando-os na criação de projetos que atendam as suas expectativas”.