Tecnologia na sala de aula: robô ajuda o aprendizado na área da saúde
Alunos do Senac têm aulas pouco convencionais, com a presença de robôs que simulam problemas na área da saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Alunos que não se sentem dentro de aulas convencionais, e sim em uma empresa, ou no local de trabalho onde futuramente vão exercer sua profissão. Nesses ambientes, o estudantes exercem o seu protagonismo e contam com o auxílio dos instrutores. E até contam com robôs que ajudam no aprendizado.
Com essa ideia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) tem trabalhado com inovação nas salas de aprendizado. O diretor regional do Senac, Vitor Corrêa, conta que um dos investimentos desse ano foi a criação de uma espécie de robô para simular situações típicas da área de saúde. Corrêa o chama de “manequim”, e ele é usado em cursos de saúde.
“O nosso último grande investimento foram os manequins de alta fidelidade. São bonecos programados para simular atendimentos clínicos e de saúde. O instrutor controla com o tablet e, por exemplo, ele coloca para simular uma parada cardíaca, e os alunos vão atender. Caso o movimento for errado, o boneco morre, chora… Então, ele vai simular mais de 200 situações clínicas de atendimento”, explica o diretor.
O manequim é o mais moderno do mercado e é uma simulação do cotidiano para trazer mais praticidade ao aprendizado. O diretor explica que falar em tecnologia não está relacionado apenas a cursos tecnológicos, mas também aos demais, porque atualmente ela está em tudo.
Outro exemplo de inovação e inserção de tecnologia nas salas de aula são os robôs de Inteligência Artificial e que podem ser usados em todos os cursos. Os alunos da faculdade já estão experimentando essa interação utilizando na sala de aula na programação e na criação de códigos de conversão.
Adesão de alunos do ensino médio
O Senac tem hoje no Distrito Federal 3,5 mil alunos matriculados em nível médio com mais de 14 opções de cursos.
“A gente está com um programa grande aqui com a rede pública de ensino. No ano passado e esse ano somamos 3,5 mil alunos ao longo do ensino médio gratuitamente e ano que vem chegaremos a 5 mil. Já estamos trabalhando com o governo para ver se a gente consegue duplicar isso para 10 mil ao longo dos outros três anos”, explica o diretor.
Cursos
Dentre todos os cursos oferecidos pelo Senac, os mais procurados são:
- Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos
- Técnico em Nutrição e Dietética
- Técnico em Administração
- Técnico em Informática
- Projeto de Vida
- Técnico em Enfermagem
- Confeiteiro
- Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação