Técnico em saúde bucal é indispensável em consultórios odontológicos
Estudante de odontologia encontrou a graduação após se formar como técnico em saúde bucal durante ensino médio
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
As clínicas e consultórios odontológicos contam com a ajuda de um profissional essencial para auxiliar no dia a dia: o técnico em saúde bucal. Ele é responsável por dar assistência ao dentista durante os procedimentos e atendimentos.
No mercado de trabalho, esse profissional é amparado pela Lei Nº 11.889/2008, que obriga a contratação de um técnico em saúde consultórios odontológicos. Ele também precisa ser registrado no Conselho Federal de Odontologia (CFO) após formado no curso técnico.
O técnico em saúde bucal Bruno Brandão fez o curso durante o 2º e 3º do ensino médio, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e a partir dele acabou descobrindo o que gostaria de cursar na faculdade.
Bruno explica que o técnico atua fazendo coisas que são consideradas reversíveis. “A gente aprende no curso coisas que são reversíveis, por exemplo, uma profilaxia. Basicamente somos o braço direito do dentista, auxiliando em procedimentos cirúrgicos e fazendo a esterilização dos materiais usados nos atendimentos”, explica.
No entanto a carreira na área da saúde bucal nem sempre foi um objetivo do estudante de odontologia na Universidade de Brasília (UnB). A ideia era conseguir uma vaga no curso técnico em enfermagem, mas, com as vagas esgotadas, ele optou por saúde bucal.
“Eu fui criando um gosto pelo área, principalmente quando tive contato com meu primeiro estágio. Foi através do curso técnico que eu comecei a enxergar a odontologia como a profissão que eu queria exercer.”
O curso, mesmo tendo o conteúdo menos aprofundado do que uma faculdade, contribuiu para que Bruno já tivesse uma bagagem a mais quando entrou na faculdade.
“Na odontologia a gente vê todas as frentes da profissão e no curso técnico a gente entra mais naquilo que iremos atuar, como a radiografia e uso de EPIs de biossegurança. No entanto, saber a base da saúde bucal me trouxe mais tranquilidade em matérias específicas da faculdade, principalmente por já estar familiarizado com os equipamentos.”
Sobre a importância do técnico em saúde bucal, Bruno diz que é muito importante perceber que a rotina de um consultório odontológico é muito corrido e a presença desse profissional é muito importante para a qualidade do atendimento e para fluir melhor o atendimento do dentista.