metropoles.com

Técnico em nutrição e dietética: profissão foi regulamentada. Entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (16/7), a lei que regulamenta a profissão de técnico em nutrição

atualizado

Compartilhar notícia

Oferecimento:
Instituto J&F
Group4 Studio/Getty Images
Foto colorida de mulher guardando vasilha com alimentos em uma geladeira cheia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher guardando vasilha com alimentos em uma geladeira cheia - Metrópoles - Foto: Group4 Studio/Getty Images

Nesta segunda-feira (15/7), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Lei n° 14.924, de julho de 2024, que regulamenta a profissão de técnico em nutrição e dietética. A lei foi sancionada sem vetos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PL 5056/2013 que originou a lei é de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF).

Dentre as regras da regulamentação, consta a exigência de que o técnico tenha nível médio de ensino e seja inscrito no Conselho Regional de Nutrição (CRN). A inscrição é feita com a comprovação de conclusão tanto do ensino médio quanto o profissionalizante de técnico em nutrição e dietética, com carga mínima entre 800 e 1.500 horas de aula.

Profissionais que já atuavam na área há pelos menos 12 meses após publicação da lei, podem se inscrever no conselho.

De acordo com a lei, os profissionais devem atuar com supervisão técnica de um nutricionista.

Para Amanda Miranda, responsável técnica do curso técnico em Nutrição do Senac DF , a regulamentação estabelece um padrão de atuação entre os profissionais.

Sim, a regulamentação do técnico em Nutrição e Dietética é importante porque estabelece padrões de atuação e competências, garantindo que os profissionais tenham a formação necessária para executar suas funções com qualidade e segurança. Isso protege tanto os profissionais quanto os pacientes, assegurando um serviço de saúde mais eficiente e confiável”, explica Miranda.

Um outro ponto que a responsável técnica traz é a importância da profissão para a saúde e para o auxilio dos profissionais de nutrição no desempenho do dia a dia.

“O técnico em Nutrição e Dietética desempenha um papel de grande importância na promoção da saúde e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Eles são responsáveis por apoiar nutricionistas na elaboração de planos alimentares, supervisionar a preparação de alimentos em instituições como hospitais e escolas, e educar a população sobre hábitos alimentares saudáveis. Essa atuação contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas, além de otimizar os recursos do sistema de saúde.” afirma a profissional.

Conselho

A nova norma altera a Lei. 6583, de 1978, que institui os Conselhos de Nutricionistas  regionais e federais, renomeando esses órgãos para Conselho Regional de Nutrição e Conselho Federal de Nutrição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?