metropoles.com

Técnica em farmácia se reinventou com curso durante a pandemia

Para a técnica Manoela Barbosa, o curso de farmácia abriu portas em um momento delicado e deu a base para uma graduação na área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Getty Images
Diversas cartelas com comprimidos coloridos e cápsulas em fundo bege - Metrópoles
1 de 1 Diversas cartelas com comprimidos coloridos e cápsulas em fundo bege - Metrópoles - Foto: Getty Images

Os cursos técnicos muitas vezes abrem caminhos mais rápidos para encontrar uma carreira e um espaço no mercado de trabalho. Na área da saúde, existe um profissional muito demandado nas drogarias e nos hospitais, o técnico em farmácia.

O técnico é responsável por executar processos farmacotécnicos, verificar fórmulas, realizar a manutenção regular de equipamentos, gerenciar estoque, dentre outros. A área é promissora, uma vez que o mercado farmacêutico brasileiro crescerá cerca de 9,7% em 2024, de acordo com relatório da IQVIA, referência em análises para o setor da saúde.

A técnica Manoela Barbosa chegou ao curso técnico durante a pandemia. A ex-manicure precisou se reinventar quando o comércio fechou e ela ficou sem ter como trabalhar. “Como os salões fechados, eu vi a necessidade de procurar outra profissão. Comecei fazendo primeiro o curso de auxiliar de farmácia e me apaixonei. Assim que terminei o curso de auxiliar, ingressei no técnico e hoje faço a graduação em farmácia.”

Apaixonada por cuidar, ela explica que atuar na área hospitalar a fez se encantar ainda mais pela profissão. Manoela é técnica farmacêutica na UTI do Hospital de Base. A rotina é corrida, mas a faz sentir-se realizada.

“O dia a dia lá da UTI é bem corrido. A gente fica responsável por 90 leitos. Analisamos as prescrições do médico e fazemos toda a distribuição. As pessoas veem mais a forma do cuidados da enfermagem e esquecem um pouquinho a farmácia. Querendo ou não, o coração do hospital está na farmácia, porque é de onde sai todas as distribuições de medicações.”

O curso ajudou inclusive na faculdade, pois ela já tinha a base e sabia o que esperar da graduação. “Quando eu fui conhecer a faculdade, eu pedi para conhecer o laboratório. Eu já sabia o nome e as funções dos materiais, tanto que o reitor falou que eu já estava ambientada e que isso iria me ajudar muito”, lembra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?