metropoles.com

Segurança do trabalho: curso técnico está com inscrições abertas

O técnico em segurança do trabalho é indispensável na garantia da segurança dos colaboradores e redução do risco de acidentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Getty Images
segurança do trabalho
1 de 1 segurança do trabalho - Foto: Getty Images

O mercado possui uma alta demanda por profissionais técnicos em segurança do trabalho, uma vez que por meio dela são reduzidos os riscos de acidentes, garantindo a segurança dos colaboradores. Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) está com inscrições abertas para curso na área. As aulas estão previstas para começar em março.

De acordo com as estimativas do Ministério do Trabalho, a demanda por profissionais na área deverá crescer 20% este ano. Esse dado é um convite tanto para iniciantes quanto para profissionais que já estão no setor e buscam especialização.

A importância dos técnicos em segurança do trabalho fica clara na Portaria n.º 3.241, de 1978. A normativa diz que todos os órgãos e empresas privadas e públicas, que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), precisam ter serviços especializados em engenharia da segurança e medicina do trabalho.

A depender do grau de risco e da quantidade de trabalhadores da empresa, é imprescindível a presença do profissional técnico em segurança do trabalho.

Necessidade do mercado

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, explica que é preciso cada vez mais profissionais capacitados para identificar e avaliar riscos, elaborar planos de ação eficazes para a prevenção de acidentes e doenças, e aplicar medidas de proteção, tanto coletiva quanto individual.

“A área de atuação para o técnico em segurança do trabalho é extensa, abarcando organizações de diversos portes, áreas e setores econômicos. Este profissional tem a oportunidade de exercer suas atividades em entidades tanto públicas quanto privadas, em agências governamentais, em instituições educativas e de pesquisa, e também em consultorias”, esclarece Corrêa.

O curso de 18 meses forma profissionais aptos para identificar e avaliar riscos ocupacionais, tomando medidas de controle por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho, para eliminar os possíveis riscos que possam prejudicar o trabalhador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?