Segurança do trabalho: curso técnico está com inscrições abertas
O técnico em segurança do trabalho é indispensável na garantia da segurança dos colaboradores e redução do risco de acidentes
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
O mercado possui uma alta demanda por profissionais técnicos em segurança do trabalho, uma vez que por meio dela são reduzidos os riscos de acidentes, garantindo a segurança dos colaboradores. Diante desse cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) está com inscrições abertas para curso na área. As aulas estão previstas para começar em março.
De acordo com as estimativas do Ministério do Trabalho, a demanda por profissionais na área deverá crescer 20% este ano. Esse dado é um convite tanto para iniciantes quanto para profissionais que já estão no setor e buscam especialização.
A importância dos técnicos em segurança do trabalho fica clara na Portaria n.º 3.241, de 1978. A normativa diz que todos os órgãos e empresas privadas e públicas, que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), precisam ter serviços especializados em engenharia da segurança e medicina do trabalho.
A depender do grau de risco e da quantidade de trabalhadores da empresa, é imprescindível a presença do profissional técnico em segurança do trabalho.
Necessidade do mercado
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, explica que é preciso cada vez mais profissionais capacitados para identificar e avaliar riscos, elaborar planos de ação eficazes para a prevenção de acidentes e doenças, e aplicar medidas de proteção, tanto coletiva quanto individual.
“A área de atuação para o técnico em segurança do trabalho é extensa, abarcando organizações de diversos portes, áreas e setores econômicos. Este profissional tem a oportunidade de exercer suas atividades em entidades tanto públicas quanto privadas, em agências governamentais, em instituições educativas e de pesquisa, e também em consultorias”, esclarece Corrêa.
O curso de 18 meses forma profissionais aptos para identificar e avaliar riscos ocupacionais, tomando medidas de controle por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho, para eliminar os possíveis riscos que possam prejudicar o trabalhador.