metropoles.com

Saiba como é a formação do podólogo, que cuida da saúde dos pés

O curso técnico em podologia é encarregado por garantir saúde e aliviar desconfortos nos pés

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Arquivo pessoal
podologia
1 de 1 podologia - Foto: Arquivo pessoal

O bem-estar dos pés são muitas vezes muito negligenciados no dia a dia. Um dos responsáveis por garantir essa saúde podal é o técnico em podologia.

O curso consiste em preparar um técnico capaz de realizar avaliação podológica, profilaxia podal, correção de unhas, tratar problemas inflamatórios ou infecciosos e lidar com hiperqueratoses, espessamento da parte mais externa da epiderme.

A entrada na área técnica muitas vezes surge por pessoas que já atuam como manicure ou pedicure e buscam o curso para se especializar. No entanto, existem histórias como da aluna Luiza Elena Costa, de 34 anos que o interesse na área surgiu de uma maneira bem curiosa: por meio de vídeos no YouTube.

“Eu já venho de duas graduações em áreas completamente distantes da podologia, cheguei nela por vídeos no YouTube, gostava muito de assistir antes de dormir. Consegui unir essa curiosidade com o olhar para o próximo, algo que sempre tive comigo.”

Ela aproveitou o Programa Social de Gratuidade (PSG) oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) e iniciou no curso, que de primeira já chamou a atenção pela complexidade do conteúdo.

“Eu vinha da área administrativa e da área ambiental, não esperava que o curso técnico seria tão difícil, principalmente porque lidar com saúde é lidar com a individualidade de cada corpo.”

A profissão, embora seja importante, ainda está em processo de regulamentação e a aluna acredita que uma forma de lutar pelos direitos da profissão é através de projetos sociais. “Toda vez que vamos atender na Apae ou na UBS e tem pacientes nos esperando, estamos mostrando a importância da nossa atuação na saúde.”

Luiza disse que, a cada dia, entende mais sua futura profissão e o quanto ela reforça o seu carinho e cuidado por olhar o próximo e tentar proporcionar mais qualidade de vida. Através do pés, ela alivia dores e ajuda no diagnóstico de doenças que precisam ter uma atenção dobrada.

“A gente tem um olhar diferente e os pés muitas vezes manifestam, através de fissuras e inchaços, doenças de outras áreas e que podemos ajudar no diagnóstico. Somos essenciais no cuidado dos pés diabéticos, por exemplo, que necessitam de atenção e cuidado redobrado.”

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?