metropoles.com

Programa promove a capacitação de mulheres em manutenção aeronáutica

O programa Asas para Todas promove a inclusão de mulheres para o setor de aviação por meio de cursos técnicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Divulgação IFSP
Imagem colorida de estudantes no Programa MEC e ANAC para capacitar mulheres
1 de 1 Imagem colorida de estudantes no Programa MEC e ANAC para capacitar mulheres - Foto: Divulgação IFSP

Por meio de cursos técnicos o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), está promovendo o fortalecimento da mão de obra feminina voltada para a manutenção aeronáutica. O programa Asas para Todos foi criado para promover a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação na aviação civil brasileira.

Está sendo investido pelo ministério o valor de R$ 3,1 milhões para a formação de 104 estudantes em São Paulo e no Distrito Federal.

De forma gratuita o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) disponibilizam a capacitação para turmas compostas por alunos de baixa renda, que recebem R$ 700 de bolsa de auxílio financeiro ao longo do curso.

Para promover a inclusão de mulheres no setor de aviação, metade das vagas do curso, que tem duração de 24 meses, são destinadas para mulheres. A formação dos inscritos está prevista para 2027, onde sairão técnicos e qualificados para atuar no mercado de manutenção de aeronaves.

“O programa asas para todos é um marco da inclusão social e na promoção da diversidade na Aviação Civil brasileira com esses investimentos que é fruto da colaboração entre o MEC e a ANAC com a oferta dos cursos realizados pelo Instituto Federal de São Paulo e Sest/Senat, esperamos capacitar estudantes proporcionando a eles oportunidades reais de ingressarem no mercado de trabalho. Nosso objetivo é formar técnicos qualificados, garantindo que mulheres e pessoas de baixa renda tenham acesso a essas oportunidades”, afirma Cláudio Alex, secretário substituto de educação profissional e tecnológica do MEC.

O IFSP, Campus São Carlos, ministra o curso de Manutenção Aeronáutica em Célula para 40 estudantes desde junho de 2024. O Sest/Senat do DF, unidade de Samambaia, possui 64 alunos em duas turmas de Manutenção Aeronáutica (Grupo Motopropulsor e Célula) desde novembro de 2024.

Asas para Todos

O programa Asas para Todos faz parte de uma iniciativa da Anac com o Ministério de Portos e Aeroportos visando fortalecer a diversidade e a capacitação de profissionais qualificados para atuar na aviação civil brasileira. Os cursos são direcionados para mulheres, pessoas de baixa renda e grupos sociais que possuem mais dificuldades para entrar nesse mercado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?