Programa Comunidade: escolas públicas de Osasco superam meta do Ideb
Instituto J&F contribuiu para que 50 escolas superassem o próprio resultado do Ideb de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na semana passada, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)de 2023, indicador responsável por avaliar o sistema educacional brasileiro. O município de Osasco superou a meta estabelecida de 6,1 e alcançou um Ideb de 6.3.
O município conta com o apoio do Instituto J&F, através do Programa Comunidade, que tem como finalidade apoiar escolas públicas, municipais e estaduais através de conhecimento e inovações que melhoram a qualidade do ensino.
Com iniciativas de formação contínua de professores, aprimoramento de práticas pedagógicas e implantação de plataforma gamificada com aprendizagem adaptativa, o instituto atua no fortalecimento das habilidades do alunos e na recomposição das lacunas de aprendizagem.
“Das 56 escolas que contam com o apoio do Instituto J&F na cidade, 50 superaram o próprio resultado de dois anos antes, 2021. Um aumento em 89% delas. Na média, este crescimento sob o Programa Comunidade foi de 0,4, passando de um resultado de 5,9 em 2021 para 6,3 em 2023″, afirma Luizinho Magalhães, diretor do Instituto J&F.
Umas das escolas beneficiadas pelo Programa Comunidade é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Bittencourt, que conseguiu o Ideb de 7,1, ultrapassando a meta esperada de 6,9.
O diretor da escola, Artânio Silva Santos, explica desde 2022 a escola faz parte do projeto comunidade, onde conta com o auxilio do instituto tanto na parte teórica, quanto na parte de gestão, que conta com o aporte financeiro para melhorias na estrutura escolar. “Através do plano de ação, a gente tem oportunidade de com aporte financeiro, criar ambientes pra escola, que trouxesse uma motivação para os alunos. Já contamos com três melhorias na nossa estrutura: uma cozinha experimental, a reforma na sala de leitura e um laboratório de informática.”
Para ele, o projeto é um parceiro que traz um benefício para a unidade escolar tanto na parte motivacional quanto na questão de estimulo pedagógico, em especial por conta na plataforma gameficada Educacross.
Para a coordenadora pedagógica, Vanda Aparecida, o EducaCross é um dos responsáveis por enriquecer ainda mais o conhecimento dos alunos.
“A plataforma proporciona esse trabalho com os terceiros, quartos e quintos anos, onde a gente explora a língua portuguesa e a matemática e querendo ou não a tecnologia através da gameficação do educaCross. Isso enriquece as aulas dos nossos alunos, deixa de ser aquela aula tradicional maçante pra se tornar algo mais lúdico e prazeroso”, afirma a coordenadora.
Através da plataforma, os professores conseguem entender em qual nível de aprendizagem os alunos se encontram e pensar em que atividades podem contribuir para a evolução e avanço de nível.
O diretor complementa que a plataforma interfere diretamente no Ideb, uma vez que o conteúdo apresentado é feito conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas matérias de português e matemática.
A parceria veio para instrumentalizar a equipe de professores, na questão conceitual através de formações e na estruturação de recursos. Com isso, formou-se uma estrutura propícia para o aprendizado e evolução dos alunos.