Profissional se firma no mercado da beleza após curso de cabeleireiro
Por meio de curso profissionalizante, a especialista participou de competição internacional e hoje atua no mercado da beleza
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
O mercado da beleza está cada vez mais em ascensão. Segundo pesquisa da Euromonitor International, o Brasil possui o quarto maior setor do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
A demanda por profissionais qualificados na área precisa acompanhar o crescimento desse mercado. Cursos técnicos ou profissionalizantes se tornam uma boa opção, principalmente por conta do tempo de duração e da quantidade de opções.
Especialista no setor de beleza, Daniela Mello, de Porto Alegre (RS), iniciou sua vida profissional por meio do curso de cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e participou da WorldSkills de 2011, em Londres. A competição reúne vários profissionais técnicos do mundo. Ao todo, são 72 países participantes.
“Esse curso me abriu as portas para a competição, eu fui para Londres. Mas imagina quando eu participei da minha primeira competição nacional, em 2010, Foi a primeira vez que eu andei de avião na minha vida. Então, todo o projeto foi uma super experiência, muito transformadora”, conta.
Ela agora usa essa experiência para contagiar jovens a viver o mesmo, unindo através de propósitos semelhantes novos talentos da área da beleza. “A gente une excelência e qualidade técnica, e consegue reunir tudo isso em uma embalagem bem linda e apresentar para os jovens que eles podem ter tudo isso através da educação profissional.”
Após o curso, Daniela entrou no mercado de trabalho inicialmente dando aula. Foi também coordenadora do Senac do Rio Grande do Sul e teve a oportunidade de ser chefe de estrutura na WorldSkills de 2015, sediada em São Paulo. Atualmente, ela estuda graduação em biomedicina e tem uma clínica de estética, além de trabalhar como especialista na área da beleza no Senac.
“Hoje eu consigo trazer essa experiência de mercado para unir o que a gente almeja dentro de um perfil profissional, buscando referências em grandes empresas de beleza e grandes profissionais. Isso faz a gente perceber o aluno como um indivíduo e quais as habilidades que ele precisa trabalhar dentro do processo de desenvolvimento de competição.”
Ela diz que toda a sua trajetória profissional foi traçada dentro da área da beleza e que não teria tido o mesmo futuro se não tivesse ingressado no curso profissionalizante.
“A educação profissional foi uma bússola na minha vida, porque ela sempre orientou os meus passos. Através dela, conseguia vislumbrar onde eu podia chegar. Eu não consigo imaginar uma sociedade que evolua 100% sem ter acesso a essa educação de qualidade e profissionalizante.”
E mesmo seguindo outros rumos na carreira, ela tem orgulho de dizer que é cabeleireira e que foi naquele curso que tudo em sua vida começou a mudar. “O curso foi onde eu comecei. Apesar de todas as minhas formações e experiências profissionais, eu digo que eu sou cabeleireira. É só me dar uma ‘tesoura na mão que eu faço chover’.”
WorldSkills 2024
A cidade de Lyon, na França, vai sediar de 10 a 15 de setembro a 47ª edição da WorldSkills. A delegação brasileira é formada por 64 jovens, sendo 57 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e sete do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representando oito estados e o Distrito Federal, que terá quatro estudantes na competição. Eles concorrem em três ocupações: segurança cibernética, funilaria e pintura decorativa.