Pesquisa aponta que 42% dos jovens desconhecem educação profissional
Para orientar os jovens sobre a educação profissional, as escolas da rede Senai se abrem em evento para a população
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
Uma pesquisa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostrou que 42% dos jovens brasileiros, de 14 a 24 anos, tem pouco ou nenhum conhecimento sobre formação técnica.
Apesar da importância da educação profissional para a definição de futuro e conexão com o mercado de trabalho, 52% dos jovens entre 14 e 17 anos não possuem conhecimento acerca do assunto. O indicador aponta que o desconhecimento também aumenta entre os que têm menor escolaridade (62%, até o ensino fundamental), estudantes de escola pública (42% contra 27% da escola particular) e menos renda (52% quem tem renda familiar até 1 salário-mínimo e 34% para mais de 5 salários-mínimos).
Mesmo com o baixo conhecimento, 56% dos jovens possuem curiosidade em cursar uma formação técnica. Os mais novos, entre 14 e 17 anos, lideram com 62%. Estudantes de escola pública correspondem a 57%, enquanto apenas 48% dos jovens de escola privada têm interesse.
“A pesquisa reforça a necessidade de falarmos mais sobre a educação profissional. Considerando as altas taxas de evasão do ensino médio e o fato de que só cerca de ¼ dos estudantes vão para a faculdade quando terminam a educação básica, entendemos o porquê de os jovens, especialmente os mais novos, enxergarem nos cursos técnicos e de qualificação um caminho para conseguir o primeiro emprego e para continuar os estudos”, avalia o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.
A pesquisa realizada com os jovens de 14 a 24 anos mostrou que só 29% frequentam ou já frequentaram algum tipo de curso profissionalizante. Dessa porcentagem, 75% consideraram a experiência ótima e importante. Conforme a idade avança, entre 22 e 24 anos, a aprovação chega a 89% e 88% entre quem tem ensino superior.
Entre os dias 3 e 9 de maio, o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (Ipri) entrevistou 2.007 jovens de 14 a 24 anos. Foram escutados jovens de todas as unidades da federação. A amostra é representativa da população e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Mundo Senai
Pensando em difundir ainda mais a educação profissional, as escolas do Senai abrem as portas entre os dias 7 e 9 de agosto para a população. O intuito é falar sobre educação profissional, cursos ofertados e oportunidades de trabalho na indústria. O evento acontece simultaneamente em 410 escolas da redes, em mais de 390 municípios das 27 unidades federativas.
Durante os três dias, haverá uma feira de empregos totalmente on-line, com mais de 10 mil vagas disponíveis para candidatos de todo o país. As oportunidades cobrem diversos níveis, desde estágio, jovem aprendiz e nível técnico até qualificação, graduação, pós-graduação, coordenação e gerência.
A programação está no site do Mundo Senai.