metropoles.com

Pesquisa aponta que 42% dos jovens desconhecem educação profissional

Para orientar os jovens sobre a educação profissional, as escolas da rede Senai se abrem em evento para a população

atualizado

Compartilhar notícia

Oferecimento:
Instituto J&F
Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
senai-df-abre-4-mil-vagas-gratuitos-para-cursos-profissionalizantes-4
1 de 1 senai-df-abre-4-mil-vagas-gratuitos-para-cursos-profissionalizantes-4 - Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF

Uma pesquisa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostrou que 42% dos jovens brasileiros, de 14 a 24 anos, tem pouco ou nenhum conhecimento sobre formação técnica.

Apesar da importância da educação profissional para a definição de futuro e conexão com o mercado de trabalho, 52% dos jovens entre 14 e 17 anos não possuem conhecimento acerca do assunto. O indicador aponta que o desconhecimento também aumenta entre os que têm menor escolaridade (62%, até o ensino fundamental), estudantes de escola pública (42% contra 27% da escola particular) e menos renda (52% quem tem renda familiar até 1 salário-mínimo e 34% para mais de 5 salários-mínimos).

Mesmo com o baixo conhecimento, 56% dos jovens possuem curiosidade em cursar uma formação técnica. Os mais novos, entre 14 e 17 anos, lideram com 62%. Estudantes de escola pública correspondem a 57%, enquanto apenas 48% dos jovens de escola privada têm interesse.

“A pesquisa reforça a necessidade de falarmos mais sobre a educação profissional. Considerando as altas taxas de evasão do ensino médio e o fato de que só cerca de ¼ dos estudantes vão para a faculdade quando terminam a educação básica, entendemos o porquê de os jovens, especialmente os mais novos, enxergarem nos cursos técnicos e de qualificação um caminho para conseguir o primeiro emprego e para continuar os estudos”, avalia o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.

A pesquisa realizada com os jovens de 14 a 24 anos mostrou que só 29% frequentam ou já frequentaram algum tipo de curso profissionalizante. Dessa porcentagem, 75% consideraram a experiência ótima e importante. Conforme a idade avança, entre 22 e 24 anos, a aprovação chega a 89% e 88% entre quem tem ensino superior.

Entre os dias 3 e 9 de maio, o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (Ipri) entrevistou 2.007 jovens de 14 a 24 anos. Foram escutados jovens de todas as unidades da federação. A amostra é representativa da população e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Mundo Senai

Pensando em difundir ainda mais a educação profissional, as escolas do Senai abrem as portas entre os dias 7 e 9 de agosto para a população. O intuito é falar sobre educação profissional, cursos ofertados e oportunidades de trabalho na indústria. O evento acontece simultaneamente em 410 escolas da redes, em mais de 390 municípios das 27 unidades federativas.

Durante os três dias, haverá uma feira de empregos totalmente on-line, com mais de 10 mil vagas disponíveis para candidatos de todo o país. As oportunidades cobrem diversos níveis, desde estágio, jovem aprendiz e nível técnico até qualificação, graduação, pós-graduação, coordenação e gerência.

A programação está no site do Mundo Senai.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?