metropoles.com

Paixão por games faz estudante buscar curso técnico na área

A indústria de games no Brasil tem vivido uma expansão significativa, o que mostra um mercado com boa empregabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
video-games-1557358_1920 (1)
1 de 1 video-games-1557358_1920 (1) - Foto: null

A oportunidade de já sair do ensino médio com um diploma técnico na área de interesse é um grande atrativo para os jovens. A aluna Ana Luíza Carvalho, 16 anos, aproveitou o Novo Ensino Médio para unir o amor aos games com a vida escolar e se matriculou no curso Técnico em Programação de Jogos Digitais.

“Graças ao Novo Ensino Médio, foi dada a opção em algumas escolas públicas de fazer algum curso técnico no Senac ao invés das eletivas padrões. Então, eu escolhi o curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais por também já ter um interesse nessa área”, conta a estudante.

Segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), a indústria de games no Brasil tem vivido uma expansão significativa. Em 2014, apenas 150 estúdios desenvolviam games. Dez anos depois, são 1.043 estúdios no Brasil, um aumento de 695% no período.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores no setor aumentou cerca de 1.000% nesse mesmo período. Isso indica um mercado em crescimento e com demanda de mão de obra qualificada.

Ana Luíza explica que o curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) é um curso que se aprofunda muito na parte da programação desses jogos.

“Basicamente, tudo que engloba a produção de jogos, desde a idealização, design de mapas, mecânicas, arte em 2D e em 3D, lançamento e venda desses jogos e sistemas de rede de servidores para aplicar o modo multiplayer. No entanto, como o próprio nome do curso diz, a gente se aprofunda mais na parte de programação.”

O técnico realiza o planejamento do processo de produção de jogos e a incorporação de elementos multimídia às plataformas de desenvolvimento. Ele é responsável pela programação e integração desses elementos.

O futuro ainda é incerto. Ela ainda não sabe se vai para o desenvolvimento de jogos ou para alguma outra área dentro da programação. No entanto, a experiência do curso tem sido um meio bem divertido de estudar e construir habilidades profissionais para o futuro.

“O ambiente e a infraestrutura do curso torna o aprendizado muito mais fácil e prazeroso. Além de todo o repertório do conhecimento, ter este curso no meu currículo me traz um conforto de ter uma chance maior de alcançar a estabilidade financeira e o emprego que eu almejo”, acredita.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?