Paixão por games faz estudante buscar curso técnico na área
A indústria de games no Brasil tem vivido uma expansão significativa, o que mostra um mercado com boa empregabilidade
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
A oportunidade de já sair do ensino médio com um diploma técnico na área de interesse é um grande atrativo para os jovens. A aluna Ana Luíza Carvalho, 16 anos, aproveitou o Novo Ensino Médio para unir o amor aos games com a vida escolar e se matriculou no curso Técnico em Programação de Jogos Digitais.
“Graças ao Novo Ensino Médio, foi dada a opção em algumas escolas públicas de fazer algum curso técnico no Senac ao invés das eletivas padrões. Então, eu escolhi o curso de Técnico em Programação de Jogos Digitais por também já ter um interesse nessa área”, conta a estudante.
Segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), a indústria de games no Brasil tem vivido uma expansão significativa. Em 2014, apenas 150 estúdios desenvolviam games. Dez anos depois, são 1.043 estúdios no Brasil, um aumento de 695% no período.
Ainda de acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores no setor aumentou cerca de 1.000% nesse mesmo período. Isso indica um mercado em crescimento e com demanda de mão de obra qualificada.
Ana Luíza explica que o curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) é um curso que se aprofunda muito na parte da programação desses jogos.
“Basicamente, tudo que engloba a produção de jogos, desde a idealização, design de mapas, mecânicas, arte em 2D e em 3D, lançamento e venda desses jogos e sistemas de rede de servidores para aplicar o modo multiplayer. No entanto, como o próprio nome do curso diz, a gente se aprofunda mais na parte de programação.”
O técnico realiza o planejamento do processo de produção de jogos e a incorporação de elementos multimídia às plataformas de desenvolvimento. Ele é responsável pela programação e integração desses elementos.
O futuro ainda é incerto. Ela ainda não sabe se vai para o desenvolvimento de jogos ou para alguma outra área dentro da programação. No entanto, a experiência do curso tem sido um meio bem divertido de estudar e construir habilidades profissionais para o futuro.
“O ambiente e a infraestrutura do curso torna o aprendizado muito mais fácil e prazeroso. Além de todo o repertório do conhecimento, ter este curso no meu currículo me traz um conforto de ter uma chance maior de alcançar a estabilidade financeira e o emprego que eu almejo”, acredita.