metropoles.com

Ministro cita programa de incentivo a ensino técnico em reunião do G20

O ministro da educação, Camilo Santana, detalhou em comitiva do G20 que apenas 11% dos jovens brasileiros possuem acesso ao ensino técnico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Ângelo Miguel/MEC
Camilo Santana no G20
1 de 1 Camilo Santana no G20 - Foto: Ângelo Miguel/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve presente na reunião de ministros de Educação dos países do G20, em Fortaleza (CE), nesta quarta-feira (30/10). Na ocasião, ele citou que o Brasil precisa avançar no oferecimento de ensino técnico para alcançar a mesma porcentagem dos demais membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Hoje, só temos 11% de alunos do ensino médio concomitante ao ensino técnico. Os países da OCDE têm a taxa de 35%. A gente tem agora, com esse novo programa, que é o Juros por Educação, para os estados poderem ampliar as matrículas do ensino técnico, porque é um estilo que garante ao jovem que ele já saia com a formação. Aliás, quando fizemos uma consulta do novo ensino médio, 80% dos jovens queriam o ensino técnico associado ao ensino médio”, afirma o ministro.

Para iniciar a expansão de ofertas em nível médio, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda se uniram no programa Juros por Educação. Essa política propõe redução para juros real de até 2% ao ano para os estados que usarem essa economia para investir na oferta de cursos técnicos de nível médio.

Santana também reforçou que o Brasil investe a média dos países membros da OCDE no ensino superior, mas peca no investimento na educação básica.

“O Brasil investe 1/3 do per capta por aluno da educação básica dos membros da OCDE. Já na educação superior, nós já investimos a média dos países da OCDE, que é 15 mil dólares per capita ano por aluno. Portanto, é o grande gargalo brasileiro, até porque para você ir para o ensino superior, precisa ter terminado a educação básica.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?