metropoles.com

MEC fortalece instituições com capacitação em polos de inovação

A capacitação é voltada para instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica que não possuem polos de inovaçã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Reprodução MEC
Imagem colorida de polo de inovação com alunos. MEC promove capacitação
1 de 1 Imagem colorida de polo de inovação com alunos. MEC promove capacitação - Foto: Reprodução MEC

O Ministério da Educação (MEC) vai promover capacitação técnica para instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e que não possuem polos de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O objetivo é capacitar grupos de pesquisa para participarem da criação de novas unidades.

As inscrições dos projetos técnicos estão abertas até o dia 11 de março, com todos os detalhes e informações presentes no edital. A chamada pública é uma parceria entre o MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e a Embrapii, organização social que apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira.

O polos de inovação são voltados para atender as demandas do setor produtivo por pesquisa, desenvolvimento e inovação. Eles também são responsáveis pela formação profissional para atividades produtivas com base tecnológica.

As 27 instituições, que não possuem o polo de inovação, vão ter acesso a uma vaga com capacitação com oficinas, visitas técnicas e treinamentos on-line. Nesta primeira etapa, o objetivo é fortalecer o conhecimento técnico e prático sobre funcionamento e gestão das unidades.

Na segunda fase, serão ofertadas oito vagas para selecionar os grupos de pesquisa que participaram da primeira fase, com o critério da maturidade operacional de cada instituição.

Conheça a rede

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) foi criada em 2008, através da Lei n° 11.892, de 29 de dezembro. O intuito era ampliar, interiorizar e diversificar a educação profissional e tecnológica no país.

A rede é composta por instituições com compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade para jovens e trabalhadores.

Cada instituição oferta uma educação profissional e tecnológica, que atua de acordo com a aptidão local. Segundo dados do Ministério da Educação em 2024, já existem 685 unidades vinculadas a 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?