metropoles.com

Matrículas crescem na educação técnica, que garante salários maiores

No dia 23 de setembro a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica comemora 115 anos de existência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Getty Images
EPT com ensino médio
1 de 1 EPT com ensino médio - Foto: Getty Images

A escolha do modelo de Ensino Médio a ser cursado pode ter um impacto financeiro considerável na vida dos jovens brasileiros. Quem cursa a Educação Profissional e Tecnológica consegue salários em média 32% maiores do que quem faz o Ensino Médio Tradicional, registra o estudo “Impacto da educação técnica sobre a empregabilidade e a remuneração”, do Insper em parceria com o Instituto Unibanco e o Itaú Educação e Trabalho.

Apesar disso, uma pesquisa divulgada em agosto deste ano do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostrou que 42% dos jovens brasileiros, de 14 a 24 anos, tem pouco ou nenhum conhecimento sobre formação técnica. São números que indicam que esse tipo de formação tem potencial para crescer na preferência dos jovens brasileiros.

E já há cada vez mais estudantes aprendendo uma profissão já na escola ou procurando por fora esses cursos. Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em fevereiro indicam crescimento de 12,1% nas matrículas na educação profissional e tecnológica (EPT) entre 2022 e 2023.

O ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica também influencia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O recorte do desempenho da EPT de 2023 mostrou que o ideb em estados com mais matrículas na modalidade é maior do que o índice do ensino médio regular.

Nesse ensino integrado, o jovem se forma na educação básica ao mesmo tempo que se forma como técnico. Dessa forma, é muito mais fácil ingressar no mercado de trabalho, já que há uma grande demanda de profissionais de nível técnico no mercado.

Comemoração

Celebra-se em 23 de setembro o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, data que remete à assinatura do Decreto 7.566, de 1909, que instituiu as Escolas de Aprendizes e Artífices e foi o marco inicial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 2024, a rede comemora 115 anos de existência.

Fortalecendo a EPT

Para iniciar a expansão de ofertas em nível médio, o Ministério da Educação e o Ministério da Fazenda se uniram no programa Juros por Educação. Essa política propõe redução para juros real de até 2% ao ano para os estados que usarem essa economia para investir na oferta de cursos técnicos de nível médio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?