Evento em escolas do DF reúne 3,6 mil pessoas em busca de formação
A 16ª edição do Mundo Senai aconteceu em todo o país. As unidades do Gama, Taguatinga e Sobradinho abriram as portas para a população do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
Uma janela para oportunidades de trabalho e formação. Essa é a ideia da Mundo Senai, que reuniu, entre 7 e 9 de agosto, cerca de 3,6 mil pessoas em três escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
O evento anual tomou conta de 410 escolas da redes, localizadas em mais de 390 municípios de todo o país. Foi uma oportunidade de abrir as portas para que a população tenha acesso ao conhecimento sobre a educação profissional.
No DF, as unidades do Gama, Sobradinho e Taguatinga ofereceram cerca 42 atividades: oficinas e estandes para divulgar as possibilidades existentes na formação profissional e tecnológica e, também, materiais didáticos.
A maioria dos estudantes eram alunos do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), e de escolas públicas.
Formação técnica
Uma pesquisa promovida pelo Senai mostrou que 42% dos jovens brasileiros, de 14 a 24 anos, tem pouco ou nenhum conhecimento sobre formação técnica. Mas, mesmo com o baixo conhecimento, 62% dos jovens da mesma faixa etária apresentam curiosidade em cursar uma área de formação técnica.
“É um momento de culminância, em que o Senai mostra para a comunidade, principalmente para a comunidade escolar, as potencialidades que a instituição tem. Trazemos muitos jovens do ensino fundamental, que estão prestes a entrar no processo de formação profissional, afirmou o diretor regional do Senai-DF e superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco.
“É bacana a gente ver a integração das ações do Sesi com o Senai e as possibilidades que esses jovens têm de fazer uma formação voltada para a indústria brasileira.”
A edição também contou com ação on-line para pessoas que buscam oportunidade no mercado de trabalho, por meio da inteligência artificial a ferramenta fez conexão entre o perfil do candidato e as vagas cadastradas.
As oportunidades cobrem diversos níveis, desde estágio, jovem aprendiz e nível técnico até qualificação, graduação, pós-graduação, coordenação e gerência.