metropoles.com

Escola profissionalizante forma jovens líderes em produção

A Germinare Vet permite que jovens dos municípios de Lins e Amparo, em São Paulo, atuem como líderes de produção em indústria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Reprodução
Escola Germinare vet
1 de 1 Escola Germinare vet - Foto: Reprodução

A Germinare Vet, escola técnica do Instituto J&F, atua na formação de líderes em produção, com foco em supervisão. As atividades são realizadas nas plantas de criação animal e de processamento de proteína animal da JBS, nos municípios de Lins (SP) e de Amparo (SP).

A formação na escola se dá a partir de um sistema de ensino-aprendizagem híbrido, uma proposta de ensino simultaneamente técnico e acadêmico, que possui componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e específicas da área de veterinária.

A aluna do primeiro ano da escola técnica, Pietra Tiozzo Cazotti, de 15 anos, estuda na unidade de Amparo (SP) e explica que estudar no instituto aumentou ainda mais seu interesse em veterinária. “Eu me interesso desde pequena. Essa foi uma oportunidade ótima para mim.”

Já o aluno Pedro Lucas Rosa de Almeida, do primeiro ano da unidade de Lins (SP), nunca teve antes interesse para veterinária, mas abraçou a oportunidade. “Vi como uma oportunidade e está sendo muito boa essa experiência .”

Rotina dos estudantes

A rotina dos estudantes começa cedo, com atividades práticas pela manhã e aulas teóricas pela parte da tarde. Pietra explica que eles estudam as matérias escolares tradicionais e outras exclusivas do instituto, como: ética e moral, perfil de liderança, gestão de processos, qualidade, segurança e contabilidade.

Ambos reconhecem o privilégio do acesso à educação técnica durante o ensino médio. No Brasil, apenas 8% dos jovens concluem o ensino médio tendo cursado uma modalidade profissionalizante, segundo dados do Insper em 2023.

“É muito bom, porque às vezes é como se fosse um mundo novo para gente. Esse modelo de ensino possibilita a gente ter novos horizontes”, afirma Pedro.

Para o diretor do Instituto J&F, João Audi, o supervisor de produção é uma liderança muito importante dentro da fábrica, e o intuito do projeto é fazer com que esses jovens saiam do ensino médio já capacitados e direcionados para a área de interesse de cada um, além de confiantes em exercer a profissão, apesar da idade.

O diretor explica os desafios propostos na fábrica, com o objetivo de melhorar a performance das empresas e dos alunos. “A gente apresenta para eles um desafio de uma melhoria de algum processo produtivo. Esse desafio ocorre porque a fábrica é uma coisa muito dinâmica e sistêmica. Sempre há a oportunidade de melhorar o rendimento, o aproveitamento, e valorizar algum produto”, conta João.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?