metropoles.com

Entenda a diferença entre os cursos técnico e tecnólogo

Com a alta demanda do mercado de trabalho, os curso técnicos e tecnólogos se tornam cada vez mais viáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Oferecimento:
Instituto J&F
Getty
Curso técnico
1 de 1 Curso técnico - Foto: Getty

Com a grande oferta de empregos e a diversidade de cursos técnicos e tecnólogos para atender às demandas do mercado, vivemos uma alta crescente de pessoas procurando se qualificar para turbinar a carreira e se encaixar em bons empregos.

É bem comum as pessoas se confundirem e acharem que cursos técnicos e cursos tecnólogos são a mesma coisa. No entanto, existem diferenças consideráveis entre eles e que vão te ajudar a escolher a melhor opção para você e seu futuro.

A principal diferença entre eles é que o curso técnico é de nível médio. Já o tecnólogo é uma graduação, e os diplomas são aceitos em concursos públicos e pós-graduações.

Curso tecnólogo

A duração dos cursos tecnólogos é entre 2 e 3 anos. Eles exigem o ensino médio completo e normalmente é preciso passar por um processo seletivo como o vestibular, por exemplo.

Outro ponto importante é que, assim como na graduação, o aluno precisa fazer um estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Esse tipo de curso forma profissionais operacionais, inclusive prontos para assumir cargos de gerência, e geralmente são disponibilizados em universidades públicas e privadas.

Curso técnico

Cursos técnicos podem durar meses ou até mais de três anos e estão disponíveis para quem tenha desde o ensino fundamental incompleto até o ensino médio completo. Podem ser encontrados em escolas técnicas, institutos federais de educação e instituições como o Senai e o Senac.

Eles podem ser divididos em quatro categorias:

  • Subsequente: para quem já concluiu o ensino médio e quer entrar no mercado de trabalho. O tempo varia, e ao fim do curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio;
  • Concomitante: só pode ser feito por quem concluiu o primeiro ano do ensino médio. O aluno, de forma simultânea, faz ambos o cursos, podendo ser ou não na mesma instituição. Após a conclusão, ele recebe o diploma de nível técnico e dura em média dois anos;
  • Integrado: prepara o aluno para uma profissão enquanto conclui as cargas disciplinares do ensino médio. O curso pode levar até quatro anos, e ao conclui-lo, recebe-se um diploma de técnico de nível médio;
  • Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: cursos de curta duração para a para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda. A depender do curso, pode ser necessário só o fundamental incompleto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?