metropoles.com

Ensino técnico: Rede Federal traz projetos de sustentabilidade à COP30

Para secretário da Setec, a educação profissional é fundamental para projetos de sustentabilidade que serão apresentados na COP30

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Reprodução
Marcelo Bregagnoli GEM
1 de 1 Marcelo Bregagnoli GEM - Foto: Reprodução

Em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada pelo Brasil em novembro de 2025, em Belém do Pará, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) apresentará exemplos práticos de sustentabilidade através da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Durante passagem no Encontro Global de Educação (GEM 2024/5), em Fortaleza (CE), Marcelo Bregagnoli, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que a pauta educacional e ambiental são vistas como prioridade para o governo federal.

“Fiz parte de uma mesa no GEM, onde discutimos mudanças climáticas e sustentabilidade. Esse assunto tem sido muito evidenciado no Brasil, principalmente por sermos a sede da COP30. Isso nos coloca na responsabilidade de mostrar para o mundo quais ações práticas temos efetivado na área da sustentabilidade”, destacou Bregagnoli.

A Setec lançou no inicio deste ano uma Chamada Pública para a seleção dos projetos desenvolvidos pela Rede Federal que tenham como eixo estruturante ações voltadas para pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Bregagnoli explica que quando se trata de mudanças climáticas e sustentabilidade dentro de uma pauta educacional, a educação profissional automaticamente passa a ser importante por sua característica prática.

“Temos muita coisa importante, de qualidade multiplicável e fácil de dar escala. É o que está acontecendo dentro da EPT. Lançamos um edital em parceria com o Conif [Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica], e já temos mais de 350 projetos em execução com exemplos práticos de sustentabilidade que podem compor a Cop30.”

O secretário reforça que como a EPT é balizada em projetos, é muito palpável ter pesquisa de extensão, inovação e empreendedorismo, associados ao impacto das mudanças climáticas e a sustentabilidade.

Rede Federal durante reunião do GEM

O reitor do Instituto Federal Goiano (IFG) e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias de Pádua, também esteve presente durante as reuniões do GEM. Na ocasião, foram abordados os grandes desafios que as instituições de ensino têm e vão enfrentar com a revolução tecnológica.

“Tivemos a oportunidade, como Rede, de apresentar algumas das nossas propostas que estão em andamento, e de também ouvir outros representantes de outros países. Compartilhamos experiências exitosas e trouxemos a representatividade que a nossa rede de educação profissional e tecnológica ganha quando apresentada em um evento de proporção mundial.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?