Ensino técnico aliado ao médio vai qualificar jovens do RJ
O Senac-RJ vai disponibilizar parte das vagas do ensino técnico integrado ao médio para jovens em vulnerabilidade social
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ) lançou o ensino técnico integrado ao médio. Os cursos de nível médio nas áreas de inteligência artificial, multimídia e administração serão ofertados junto com as disciplinas tradicionais. As turmas vão começar a partir de 2025 no Centro do Rio, no bairro do Riachuelo, na Barra da Tijuca e em Niterói (RJ).
Em entrevista para o Metrópoles, o assessor de Educação do Senac RJ, educador e filósofo Gabriel Chalita, explica a importância da iniciativa para lutar contra a evasão escolar e a geração “nem nem” (nem estuda nem trabalha).
“Educar é um grande desafio. E cada etapa da vida merece um cuidado especial. No caso dos alunos do ensino médio, o Brasil vive momentos complexos. Há uma evasão assustadora e uma baixa aprendizagem, o que mostra que a escola que estamos oferecendo não é a escola que o jovem precisa para se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Então, o jovem não quer essa escola – nem escola (e consequentemente) nem trabalho”, explica o educador.
Chalita explica que a escolha dos cursos ofertados foi estratégica e voltada para o mercado de trabalho, de forma que seja trabalhado um conceito e um currículo que desenvolvam os pilares cognitivo, social e emocional dos alunos.
“É possível e é necessário unir formação básica com formação profissional. Preparar para o mercado de trabalho e para a universidade. O aluno precisa ter o poder da escolha. Mas, antes disso, ele precisa aprender a gostar de aprender. A perceber o seu potencial. A não desistir. Não podemos desperdiçar o futuro dessa geração. Ou educamos ou educamos.”, afirma Chalita.
O ensino técnico integrado ao médio possui três mil horas e a formação básica abrange das áreas do conhecimento, segundo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. O aluno também vai receber uma formação profissional e técnica na área que ele optar, e ao concluir o terceiro ano, ele vai receber o diploma de Ensino Técnico Médio Integrado.
Cursos de nível médio oferecidos
Inteligência artificial: os alunos irão aprender a desenvolver e aplicar IA utilizando algoritmos, técnicas de aprendizado de máquina e deep learning para criar sistemas inteligentes.
Multimídia: os estudantes irão aprender a criar sites e projetos gráficos para marketing digital, produzir e editar vídeos e imagens, fazer animações e webgames 2D.
Administração: os alunos aprendem sobre gestão empresarial, marketing, logística, finanças, recursos humanos e planejamento estratégico.
Informações
Para 2025, serão abertas turmas para o 1º ano. A adesão ao processo seletivo ocorrerá a partir de 25 de setembro pelo link. A partir de 30 de setembro, os inscritos serão convidados para uma reunião na qual serão apresentadas mais informações sobre os novos cursos. A matrícula ocorrerá a partir de 4 de novembro. O ano letivo começará em 10 de março de 2025. As aulas serão no período da manhã, e o material didático está incluído.
Parte das vagas será destinada ao Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para adolescentes em vulnerabilidade social.