metropoles.com

Enfermeira inicia carreira por meio de curso técnico na área

A profissional começou sua carreira fazendo curso técnico em enfermagem e, após anos de atuação, fez uma graduação na área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Getty Images
Enfermeira
1 de 1 Enfermeira - Foto: Getty Images

A área da saúde conta com a presença de cursos técnicos e, como todos sabem, o técnico em enfermagem é muito presente nos hospitais.

Célia Cavalcante iniciou a construção de uma carreira por meio do curso técnico integrado ao ensino médio, que abriu portas para que ela se encontrasse na profissão e fizesse uma graduação na área depois.

O curso técnico em enfermagem dura, em média, 2 anos e forma profissionais aptos para oferecer assistência aos pacientes nos ambientes hospitalares. O técnico atua sob a supervisão do enfermeiro e assume cuidados específicos do paciente, como monitoramento de sinais vitais, administração de medicações, auxílio em procedimentos médicos, coleta de amostras, entre outros.

Célia diz que foi apresentada ao curso por uma amiga e teve a iniciativa de fazer sem saber como seria. Ela conta que acabou se identificando durante as aulas.

“Eu me identifiquei e, hoje, não me vejo fazendo outra coisa. Eu amo o cuidar e dar a assistência. Não gosto da burocracia, meu negócio é cuidar do paciente”, afirma ela.

Ela revela que, através do curso e ao longo dos 25 anos de atuação na área, passou a entender a sua profissão como extremamente importante dentro dos hospitais e na vida dos pacientes.

“O técnico, para mim, é o coração é o coração do hospital, se ele e a enfermagem não atuarem não tem melhora do paciente. Ficamos 12 horas fazendo os cuidados do paciente no plantão, administrando medicação, dando banho e dando alimentação para os mais debilitados. A gente participa de todas as etapas para que ele se recupere e tenha alta o mais rápido possível”, diz ela.

Desde que se formou no curso, em 1999, Célia afirma que nunca trocou de área nem ficou desempregada. Em 2021, ela buscou a graduação em enfermagem, mas é muito categórica ao declarar que só conseguiu se encontrar profissionalmente graças ao curso técnico que a encaminhou para a área da saúde.

“O curso foi o que abriu portas para mim, depois dele eu nunca fica nunca fiquei desempregada nem atuei em outra área. Ter feito ele foi o que me fez encontrar a minha profissão e, depois, buscar uma graduação. Eu nunca me vejo fazendo outra coisa, eu amo ser técnica em enfermagem e enfermeira.”

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?