DF recebe semana voltada para educação profissional e tecnológica
Semana terá programação interativa para divulgar educação profissional e tecnológica. Inscrições começam nesta segunda-feira (18/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
Valorizar a educação profissional e técnica está entre as prioridades do governo federal, como meio de vencer o desemprego, a evasão escolar e a geração de jovens que não estudam e nem trabalham, os “nem nem”. Pensando nisso, o Distrito Federal vai ser sede da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, de 26 a 28 de novembro, na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha.
A semana nacional, que vai ter como tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, é gratuita e realizada pelo Ministério da Educação (MEC) com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). As inscrições vão estar disponíveis a partir da próxima segunda-feira (18/11) no site do MEC.
O intuito da semana é aproximar a população do conceito da educação profissional e tecnológica por meio da programação interativa com palestras, oficinas, mostra tecnológicas e apresentações culturais. Mais de 400 projetos de 56 instituições voltadas para a educação profissional e tecnológica do país vão apresentar pesquisas importantes em áreas diversas.
O evento vai expor pesquisas em áreas como tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistida e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones e realidade virtual. Para além disso, temas como empreendedorismo, assistência técnica, desenvolvimento sustentável também entram na programação.
O desenvolvimento sustentável é um assunto em alta quando se trata da educação, principalmente com a preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada pelo Brasil em novembro de 2025, em Belém do Pará.
Em reportagem ao Metrópoles, o secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli, afirmou que a pauta educacional e ambiental são prioridades do governo federal e que atualmente o Brasil já possui mais de 350 projetos em execução com exemplos práticos de sustentabilidade que podem compor a Cop30.