Conheça o técnico que garante a segurança dos equipamentos médicos
O técnico em equipamentos biomédicos vive uma crescente no mercado por conta dos avanços tecnológicos da medicina
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
Em hospitais e clínicas, é indispensável a funcionalidade e a segurança dos equipamentos utilizados em diagnósticos e tratamentos. Para isso, é de imensa importância a atuação do técnico em equipamentos biomédicos.
Quando se trata do mercado de trabalho, a profissão está em crescente demanda por conta do avanço da tecnologia e da medicina. Existe a necessidade de um profissional que possa manter essa garantia de qualidade nos cuidados da saúde.
O curso técnico em equipamentos biomédicos entrou na vida de Lucas Cardoso, 28 anos, quando decidiu procurar no Instituto Federal de Brasília (IFB) uma especialização para a graduação de automação industrial. “Como já atuava na área de equipamento escolar, descobri no curso técnico uma chance de me especializar e me encontrar em uma área que já me atraia.”
Os técnicos em equipamentos biomédicos são encarregados de instalar, calibrar e manter uma ampla variedade de equipamentos, que vão desde dispositivos de diagnóstico por imagem até aparelhos de suporte à vida.
A busca por experiências práticas trouxe uma gama de conhecimentos que fez com que o técnico se encontrasse dentro da profissão e expandisse os conhecimentos.
“O curso é uma junção de grandes áreas técnicas, como a parte eletrônica, mecânica e redes. Tudo isso está presente dentro de equipamentos hospitalares, médicos e laboratoriais. Então, a gente tem conhecimento tanto prático quanto teórico de tudo que envolve um equipamento. Para complementar, temos aulas de português, para que a gente saiba escrever um bom relatório, por exemplo.”
Mas com a satisfação profissional, vem uma grande demanda da área: a responsabilidade. Lucas diz que o dia a dia é feito na base de um olhar minucioso e atento ao que está sendo feito.
“É diferente de manusear uma outra máquina. Estou mexendo em um equipamento que eu sei que vai ser usado para cuidar da vida de alguém. É uma responsabilidade muito grande, mas também um resultado muito gratificante.”