Conheça o técnico em óptica, profissional indispensável nas óticas
O curso técnico em óptica dura 15 meses e prepara profissionais para a garantia da saúde ocular
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
O técnico em óptica é muitas vezes relacionado à atuação em óticas. No entanto, a profissão possui diversos campos e está em constante crescimento com a evolução tecnológica.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,6 milhões de pessoas têm algum grau de deficiência visual no Brasil. Ou seja, a presença de profissionais na área é uma demanda importante para a saúde dos olhos.
O curso de 15 meses prepara profissionais aptos para realizar serviços como o aviamento de prescrições ópticas, venda de produtos e serviços ópticos, confecção de óculos, adaptação e ajuste de lentes de contato, além da elaboração de laudos técnicos para lentes oftálmicas, armações, óculos e lentes de contato.
Eliane Santos é estudante do curso técnico em óptica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) e buscou o curso com o objetivo de expandir sua ótica.
“Eu já tinha uma experiência. Trabalhei de 1992 até 1999 em uma ótica. Em 2021, tive a oportunidade de abrir o meu próprio negócio na área com a minha irmã. Hoje eu fico na parte do atendimento, enquanto estudo para me especializar e assumir outras funções.”
Ao longo do curso, habilidades importantes são desenvolvidas, desde a área que existe conhecimento técnico até o relacionamento com o cliente. São trabalhadas técnicas de cálculos para lentes, marketing e gestão do próprio negócio, venda e negociação para lidar com clientes e fornecedores.
A aluna explica que através do curso é possível entender aos clientes com suas receitas, problemas que podem existir nelas e identificar os problemas de visão que o cliente pode ter. Além disso, esses técnicos adquirem conhecimento para trabalhar em laboratório, onde pode confeccionar e montar lentes oftálmicas.
“Hoje, eu ainda não trabalho com lente de contato, por exemplo. Busquei o curso como uma forma de me habilitar e poder promover outros serviços dentro da minha ótica. Por enquanto, apenas vendemos óculos e encomendamos as lentes nos laboratórios. Após me formar, pretendo comercializar lentes de contato e finalmente poder assinar como técnica”, comenta.