metropoles.com

Como funciona a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Conheça as instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação, conhecida por disseminar a educação profissional e técnica no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Getty Images
Educação técnica
1 de 1 Educação técnica - Foto: Getty Images

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) foi criada em 2008, através da Lei n° 11.892, de 29 de dezembro. O intuito era ampliar, interiorizar e diversificar a educação profissional e tecnológica no país.

A rede é composta por instituições com compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade para jovens e trabalhadores. Cada instituição oferta uma educação profissional e tecnológica, que atua de acordo com a aptidão local.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2024, já existem 685 unidades vinculadas a 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.

Institutos Federais

Os Institutos Federais (IFs) atuam na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os níveis e modalidades, além de licenciatura, bacharelados e pós-graduações. Obrigatoriamente devem garantir um mínimo de 50% de suas vagas para oferta de cursos técnico de nível médio e 20% para cursos de licenciatura e programas de formação de professores para educação básica e profissional.

Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)

Eles são instituições que oferecem cursos de ensino médio, técnico e superior, mas com a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a maior parte deles foi convertida em Institutos Federal. Hoje, existem apenas dois Cefets: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

É uma universidade especializada em curso técnico pós-médio, pesquisa e extensão tecnológica, graduação e pós-graduação. As bases da instituição são do antigo Cefet-PR.

Escolas Técnicas Vinculadas

Elas pertencem à estrutura organizacional das universidades federais, atuando com a oferta de educação profissional de nível médio, em suas respectivas áreas de atuação.

Colégio Pedro ll

Foi criado em 1937 e é uma das mais tradicionais instituições públicas de ensino básico do Brasil, licenciaturas e pós-graduação. O colégio também atua na área da pesquisa e da extensão, promovendo integração de ensino e demandas da sociedade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?