Bares e restaurantes: com alta no setor, curso técnico ganha destaque
O setor de bares e restaurantes no Brasil registrou faturamento de mais de R$ 100 bilhões no primeiro semestre de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecimento:
O setor de bares e restaurantes no Brasil tem vivido momentos de ascensão, registrando faturamento de mais de R$ 100 bilhões no primeiro semestre de 2024, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). No setor, existe o técnico em restaurante e bar, que é responsável por boa parte do funcionamento desses estabelecimentos.
O técnico atua desempenhando atividades muito importantes para o controle de organização, higiene e manipulação de alimentos em mesas, depósitos e cozinhas nos bares e restaurantes. Para além disso, eles são responsáveis pelo inventário de estoques de bebidas e utensílios, recepção de clientes e por auxiliar na harmonização entre alimentos e bebidas.
Maria Beatriz de Oliveira é estudante do curso técnico em restaurante e bar do Instituto Federal de Brasília (IFB) e sempre se interessou pela área. “Eu já tinha experiência por já ter trabalhado em restaurante e por ter sido proprietária de um buffet”, conta.
Apesar de ainda estar no segundo semestre, Beatriz conta que já aprendeu coisas que nem imaginava, e que a cada novo conhecimento, mais se encanta por tudo dessa área.
“Um exemplo de conteúdo que eu não fazia ideia era sobre vinhos. Aprendemos todo o processo de plantação das uvas, a harmonização das bebidas com os pratos, a idade do vinho, como analisar ele na taça… Me sinto até uma sommelier”, conta aos risos.
Além dos conhecimentos sobre vinhos, o curso disponibiliza conteúdos relacionados à organização de bar e restaurante, como segurança alimentar, vestimenta e administração.
“A gente aprende a organizar um restaurante ou bar do zero. Tanto na parte administrativa do restaurante quanto na parte dos cuidados com armazenamento dos insumos, por exemplo. Nós aprendemos também como devemos nos vestir e a importância disso para a imagem do estabelecimento”, explica.
Outro ponto importante para a estudante é a parte em que eles são orientados sobre segurança no ambiente de trabalho para evitar acidentes. “Todos gostam de bar e restaurante, é uma delícia por sinal, mas poucos entendem como corremos riscos também. Acidentes na cozinha e na limpeza são muito mais comuns e perigosos do que a gente imagina.”
O curso técnico impactou não só na vida profissional de Beatriz, que pretende seguir carreira na área de consultoria. A oportunidade devolveu algo que ela havia perdido há um tempo: autoestima.
“Hoje eu cuido da minha mãezinha que tem 96 anos. A rotina exige muito de mim, e estudar me devolveu a autoestima de ter um momento meu e de me sentir merecedora. Sempre olhei esses cursos federais e colocava na minha cabeça que eu não merecia, nem era capaz de fazer. Hoje me sinto não só merecedora, como capaz de me tornar uma excelente profissional.”