metropoles.com

Aprendizagem bate recorde com 647 mil jovens no mercado de trabalho

Só entre janeiro e outubro, a Lei da Aprendizagem ajudou 91.621 jovens a ingressar no mercado de trabalho no país como aprendizes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Getty Imagem
Lei da Aprendizagem- Imagem colorida de jovens trabalhando
1 de 1 Lei da Aprendizagem- Imagem colorida de jovens trabalhando - Foto: Getty Imagem

Por meio da Lei da Aprendizagem, a 10.097/00, o número de jovens aprendizes no mercado de trabalho alcançou o marco de 647.469 em outubro, o maior registro desde a implementação da norma. Ao todo, de janeiro a outubro deste ano, 91.621 jovens aprendizes foram contratados, o que representa um crescimento de 12,29% em relação ao mesmo período em 2023, que registou 81.580.

Os dados foram divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dos jovens contratados este ano, 84% cursam o ensino médio, e 51,8% são mulheres. Com idade entre 14 e 24 anos, eles possuem a experiência profissional de ter a carteira assinada, direitos trabalhistas e cursos de qualificação, enquanto cumprem com seus deveres escolares.

Um dos destaques na geração de emprego para esses jovens foi a indústria, que disponibilizou 36.480 vagas.

A Lei da Aprendizagem foi aprimorada em 2023, com o objetivo de focar nos jovens que estão em situações de vulnerabilidade, ou em algum tipo de risco social, como os retirados do trabalho infantil, egressos de medida socioeducativas ou com deficiências. Para a auditora-fiscal Tais Arruti Lírio, coordenadora nacional de Fiscalização da Aprendizagem, o foco é nesses grupos.

“Recentemente, firmamos um termo com uma grande empresa pública, garantindo a inserção de 1.028 aprendizes, sendo que 169 estavam em situação de vulnerabilidade social.”

Um dos objetivos do MTE é ter uma aprendizagem de qualidade alinhada às demandas do mercado de trabalho, para isso é necessário uma política pública nacional que envolva governos, empresas, fundações, institutos e organizações, ampliando a inclusão produtiva de jovens. Isso é parte do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, uma iniciativa do Ministério em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?