metropoles.com

Vélez é recebido com protesto de estudantes em audiência no Senado

O ministro foi convidado a explicar aos senadores as diretrizes da sua administração à frente do Ministério da Educação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Estudantes protestam contra Velez Rodriguez
1 de 1 Estudantes protestam contra Velez Rodriguez - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A participação do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, na audiência pública na Comissão de Educação do Senado foi marcada por protestos de estudantes contra as medidas anunciadas — e depois canceladas — pelo governo.

Após entrarem no plenário, representantes da União Nacional dos Estudantes sacaram mordaças feitas de ataduras e começaram a colocar os adereços. Os seguranças do Senado tentaram impedir o ato, tomando os pedaços de tecido das mãos dos estudantes. Houve um início de tumulto e o presidente da comissão, senador Dario Berger (MDB-SC), ameaçou esvaziar o plenário da comissão.

Os estudantes protestavam contra medida adotada pelo Ministério da Educação que solicitou às escolas vídeos de alunos cantando o Hino Nacional. Em e-mail enviado as todos os colégios do país, o MEC pede ainda para que professores leiam uma carta escrita pelo ministro, cujo final traz o slogan do governo: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

De acordo com Bruna Brelaz, diretora de Relações Institucionais da UNE, a intenção era fazer um protesto silencioso e tranquilo. “A gente veio fazer uma manifestação silenciosa e até mesmo acompanhar a audiência pública que o ministro da educação veio apresentar”, disse Bruna.

“Viemos mostrar que somos contra as declarações do ministro quando ele fala da privatização das universidades e do ensino superior, fala em escola sem partido, um tema muito complexo e delicado. Nós não concordamos com o Escola sem Partido. Nossa manifestação seria de forma pacífica, tranquila e apresentar o posicionamento das entidades”, disse a estudante.

“Já que é uma audiência pública, como não pode ser colocada a opinião dos estudantes”, questionou.

A diretora de Comunicação da UNE, Estefanie Kavaleski, chamou de “repressão” a reação dos seguranças. “A gente não quer atrapalhar a audiência com o ministro, mas somos contra qualquer tipo de mordaça colocada dos estudantes”, disse ela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?