Veja o que mais cai na prova de química do Enem
Faça exercícios, confira as provas anteriores e preste atenção nas composições químicas dos produtos utilizados no seu dia a dia
atualizado
Compartilhar notícia
As questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão inseridas na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que também conta com as perguntas de física e biologia.
As questões de química costumam, assim como toda a prova, contextualizar os enunciados com questões do dia a dia dos estudantes. Dessa forma, uma boa maneira de estudar para o Enem é prestar atenção na composição de produtos de higiene e medicamentos, tentando entender as fórmulas químicas.
Um assunto bastante cobrado no exame são as ligações químicas, polaridade e força, um conteúdo que ajuda o aluno a entender os conceitos fundamentais sobre a solubilidade e a interação das moléculas.
O estudante precisa realizar provas anteriores para entender como são as questões que caem na prova. Isso porque nem sempre o conteúdo mais difícil é o mais recorrente no Enem.
O professor de química Gustavo Pinheiro, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão fazer o exame neste ano ficarem atentos.
De acordo com o professor do EstudoPlay, o aluno deve focar nos conteúdos de físico-química, química orgânica e propriedade da matéria.
“É muito importante na química orgânica ter o reconhecimento na cabeça. Saber o que é o hidrocarboneto, saber o que é um álcool, um ácido, um fenol, uma amino, uma amida”, ressalta Pinheiro.
Para o Enem, o estudante precisa prestar bastante atenção na resolução de exercícios que envolvem a eletroquímica, termoquímica e soluções.
“O aluno tem que ficar atento, mas muito atento à parte de eletroquímica. Os conceitos de oxidação, o que é uma pilha, o que é um eletrólise. Então, ele tem que estar ligado nisso. Dentro dessa disciplina físico-química temos a parte de soluções. Muito cálculo de regra de três, o que é uma concentração, grama por litro e grama por mol”, explica o professor.
Confira algumas dicas para começar a estudar de forma mais eficiente:
Ver essa foto no Instagram