metropoles.com

Veja como a filosofia clássica pode aparecer nas questões do Enem 2022

Trata-se da filosofia feita logo em seguida aos pré-socráticos e que tem como principais nomes Sócrates, Platão e Aristóteles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Estátua de Aristóteles
1 de 1 Estátua de Aristóteles - Foto: Pixabay

A filosofia clássica é um dos períodos mais importantes para o desenvolvimento filosófico ocidental. Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos não devem se preocupar em decorar os conceitos e teorias principais. O importante é compreender a relação com o contexto histórico da época.

O professor de filosofia Bruno Pontes, do EstudoPlay, recomenda que os candidatos estudem os períodos pré-socrático, socrático e pós-socrático. Além disso, que entendam como as teorias dos filósofos dessa época influenciaram a sociedade.

“Os assuntos mais recorrentes de Aristóteles no Enem são sobre suas obras de ética (relação de vícios e virtudes), política (a virtude e o bem comum), natureza das coisas (as coisas sensíveis e inteligíveis) e relação com as ciências naturais (a lógica e a sistematização dos seres)”, destaca o professor.

O período pré-socrático tem como característica a busca racional de entender a origem do universo, em contraposição à visão mitológica que era predominante entre os séculos VII a.C e VI d.C.

“Marcado pelo pensamento voltado principalmente a explicar a natureza (phýsis), o Universo (kósmos), com suas leis e fundamentos organizados sistematicamente através da razão e da lógica de suas respectivas escolas”, afirma Pontes.

O período clássico é caracterizado pelas ideias difundidas por Sócrates, Platão, Aristóteles e os sofistas. O professor explica que filósofos classificados como sofistas são aqueles que faziam parte da própria escola filosófica que pregava que a verdade não era única e imutável, mas, que poderia ser moldada de acordo com o momento e as necessidades (circunstâncias).

Pontes diz que havia um embate entre Sócrates e os sofistas em decorrência do entendimento sobre a verdade imutável baseada na razão. A partir disso, o filósofo clássico desenvolveu o Método Socrático, baseado em duas principais formas de perguntar a si mesmo: a maiêutica e a ironia.

A maiêutica se caracteriza pela multiplicação de perguntas que tem como objetivo induzir o receptor nas descobertas de suas próprias verdades.

Para Sócrates, a ironia era o método de perguntar sobre determinado tema durante uma discussão a fim de delimitar um conceito e contradizer o interlocutor.

Aulas ao vivo

Acompanhe as aulas transmitidas ao vivo pelo YouTube do Metrópoles, com os principais temas que podem aparecer na prova do Enem deste ano.

Os professores do EstudoPlay abordam como cada disciplina pode ser cobrada no exame e como os alunos devem se preparar psicologicamente para a prova, que será realizada nos dias 13 e 20 de novembro.

Confira a aula de quinta-feira (9/6):

 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?