Veja como a calorimetria, ramo da física, é cobrada no Enem
A área é responsável pelo estudo das trocas de energia térmica entre os corpos
atualizado
Compartilhar notícia
A calorimetria é responsável pelo estudo da troca de calor entre os corpos. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ela costuma aparecer em questões relacionadas a equilíbrio, transferência de energia, mudanças de fases e em fenômenos ligados ao ciclo da água.
O professor de física Breno Morais, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão realizar a prova em novembro.
A calorimetria estuda os fenômenos relacionados a trocas de energia térmica. Essa energia é chamada de calor e ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos.
“O calor é uma energia térmica em trânsito, sempre fluindo espontaneamente de um corpo mais quente para um corpo mais frio”, explica o professor.
Já a temperatura “é a medida do grau de agitação das moléculas e/ou átomos de um corpo ou substância”.
Equações de calorimetria
A equação fundamental da calorimetria é a quantidade de calor sensível recebida ou cedida por um corpo e pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:
Q = m . c . ΔT
Q: quantidade de calor sensível (J ou cal)
m: massa do corpo (kg ou g)
c: calor específico (J/kg.ºC ou cal/g.ºC)
ΔT: variação de temperatura (ºC), ou seja, a temperatura final menos a temperatura inicial
O calor específico (c) representa a proporcionalidade entre a energia recebida por uma substância e a variação de temperatura do corpo.
A capacidade térmica (C) também representa um equilíbrio entre o calor e a variação de temperatura. Contudo, é a propriedade do corpo que pode ser calculada pela seguinte equação:
C = m ⋅ c
“O calor pode se propagar através de 3 maneiras: condução (nos sólidos), convecção (nos fluidos) e irradiação (através de ondas de infravermelho)”, esclarece Morais.