metropoles.com

Unicamp destinará vagas via Enem, olimpíadas do conhecimento e cotas

Mudanças começam no vestibular de 2019. Reitor diz que universidade precisa ter “representação mais fidedigna da sociedade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JF DIORIO/ ESTADÃO
VES  SÃO PAULO  10/11/2013   CIDADES  VESTIBULAR UNICAMP  Vestibulandos fazem prova pra entrar na UNICAMP , no campus da UNIP, situado na rua Vergueiro, 1211 no Paraíso . FOTO: JF DIORIO/ ESTADÃO
1 de 1 VES SÃO PAULO 10/11/2013 CIDADES VESTIBULAR UNICAMP Vestibulandos fazem prova pra entrar na UNICAMP , no campus da UNIP, situado na rua Vergueiro, 1211 no Paraíso . FOTO: JF DIORIO/ ESTADÃO - Foto: JF DIORIO/ ESTADÃO

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou, na tarde desta terça-feira (21/11), que 20% das suas vagas de graduação sejam disputadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da criação de até 10% de oportunidades extras para vencedores de olimpíadas do conhecimento e a implementação de cotas raciais. As mudanças passam a valer para o próximo vestibular, que irá selecionar os ingressantes na instituição em 2019.

“É um avanço significativo para a universidade. Abrimos o leque de possibilidades de acesso, avançamos na inclusão social. A ideia é ter na Unicamp uma representação mais fidedigna da sociedade, que é quem nos financia, sem perder a oportunidade de procurar os melhores estudantes”, disse o reitor Marcelo Knobel.

A proposta aprovada prevê que 20% das 3,3 mil vagas nos 70 cursos de graduação sejam preenchidas por estudantes que prestaram o Enem. Diferentemente de outras instituições, as vagas da Unicamp não serão disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas por um edital próprio.

“Como vamos disponibilizar apenas 20% das vagas de cada curso e turno, em alguns casos o número absoluto será pequeno, o que poderia fazer com que a Unicamp fosse menos competitiva diante das outras instituições, por exemplo, as federais”, explicou Knobel.

Das cadeiras ofertadas pelo exame nacional, 10% serão reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, 5% para alunos da rede pública e que sejam autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs), e 5% para os demais PPIs. Cada curso deve estabelecer os pesos diferenciados para as áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem e definir a nota mínima.

Outra mudança é a criação de vagas extras para vencedores de olimpíadas do conhecimento de abrangência nacional. Cada curso e turno poderá aumentar em até 10% o total de vagas para ingresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?