metropoles.com

Últimas duas escolas são desocupadas após protesto de alunos em São Paulo

Os alunos reivindicavam melhorias nas estruturas das duas unidades. No auge dos protestos, 196 escolas foram tomadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/ Agência Brasil
Assembleia dos estudantes para decidirem se vão desocupar as escolas
1 de 1 Assembleia dos estudantes para decidirem se vão desocupar as escolas - Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Foram desocupadas na manhã desta terça-feira (19/1) as últimas duas escolas tomadas pelos alunos da rede estadual de São Paulo, em protesto contra a reorganização escolar do governador Geraldo Alckmin (PSDB). No auge dos protestos, 196 escolas foram tomadas. As instituições de ensino estaduais Anhanguera, na Lapa, e Godofredo Furtado, em Pinheiros, foram as últimas a ser entregues porque os alunos reivindicavam melhorias na estrutura das unidades.

Em uma rede social, os estudantes que ocuparam a escola Anhanguera comemoraram o período em que a unidade ficou tomada. “Todos os ocupantes e apoiadores parem e pensem o quão grande foi esse movimento, levem para sua vida todo o aprendizado que adquiriram nesses 53 dias [de ocupação da unidade]”, disseram. Eles ainda afirmaram que a decisão de entregar a escola foi exclusiva dos estudantes.

Para os alunos das duas unidades, a Secretaria de Educação já havia iniciado a reposição de aulas do ano letivo de 2015, em outras escolas da região. Os estudantes da escola Anhanguera iniciaram a reposição na escola estadual Alexandre Von Humboldt, e os da Godofredo Furtado, na escola estadual Alfredo Bresser.

Reorganização
No auge dos protestos, 196 escolas ficaram ocupadas por estudantes e alguns movimentos sociais contra a reorganização do ensino. O processo foi suspenso por Alckmin depois de divulgada pesquisa do Datafolha que mostrava queda de popularidade do governador. Além disso, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública entraram com ação para barrar a medida. A reorganização buscava a separação dos alunos por ciclos para que, segundo o governo, houvesse melhoria no desempenho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?