Tentativas de invasão a sistema do MEC quadruplicam em 2015
Foram 3,8 milhões de investidas neste ano ante 673 mil em 2014
atualizado
Compartilhar notícia
Em nove meses deste ano, o número de tentativas de ataque aos servidores do Ministério da Educação é 465% maior que todo o volume do ano passado. Até outubro, hackers tentaram invadir os sistemas da pasta 3,8 milhões de vezes, ante as 673 mil tentativas em 2014. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
De acordo com o Ministério da Educação, ninguém conseguiu de fato tomar posse dos arquivos, que contêm informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dados de escolas de todo o Brasil, para citar apenas dois exemplos.
“Todas as ações necessárias são tomadas para garantir a segurança dos sistemas do ministério”, informou o órgão. “Nos últimos anos, o MEC investiu em diversos equipamentos de segurança de TI e tem logrado êxito ao impedir que as tentativas de ataques fossem bem-sucedidas.” Cerca de R$ 13 milhões foram gastos no setor desde 2014.
A prova deste ano vai ser aplicada nos dias 24 e 25 de outubro. Antes enviado pelos Correios, os locais de prova estão disponíveis na internet desde sexta-feira (2/10).