metropoles.com

Tentativas de invasão a sistema do MEC quadruplicam em 2015

Foram 3,8 milhões de investidas neste ano ante 673 mil em 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
servidores
1 de 1 servidores - Foto: Reprodução

Em nove meses deste ano, o número de tentativas de ataque aos servidores do Ministério da Educação é 465% maior que todo o volume do ano passado. Até outubro, hackers tentaram invadir os sistemas da pasta 3,8 milhões de vezes, ante as 673 mil tentativas em 2014. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

De acordo com o Ministério da Educação, ninguém conseguiu de fato tomar posse dos arquivos, que contêm informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dados de escolas de todo o Brasil, para citar apenas dois exemplos.

“Todas as ações necessárias são tomadas para garantir a segurança dos sistemas do ministério”, informou o órgão. “Nos últimos anos, o MEC investiu em diversos equipamentos de segurança de TI e tem logrado êxito ao impedir que as tentativas de ataques fossem bem-sucedidas.” Cerca de R$ 13 milhões foram gastos no setor desde 2014.

 Questionado pelo Metrópoles, o Departamento de Tecnologia de Informação da pasta não soube precisar quais foram os alvos específicos dos hackers.
 
Vazamento
No ano passado, um estudante do Piauí acabou sabendo o tema da redação do Enem uma hora antes do início da prova. Apesar da denúncia, a Justiça manteve o exame. Nenhum suspeito foi eliminado na prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o instituto, as investigações apontaram que não houve vazamento.
Enem
A prova deste ano vai ser aplicada nos dias 24 e 25 de outubro. Antes enviado pelos Correios, os locais de prova estão disponíveis na internet desde sexta-feira (2/10).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?