Tema da redação do Enem 2017 surpreende educadores
Especialistas elogiaram a questão que, segundo professores, focou um ponto muito específico, exigindo conhecimento dos candidatos
atualizado
Compartilhar notícia
A redação é, sem dúvida, uma das etapas mais temidas pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição 2017, o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” surpreendeu professores por focar em um tipo de deficiência e de processo educacional.
“É uma abordagem muito específica, que não está totalmente inserida no dia a dia das pessoas. É um tema bastante profundo para os alunos discutirem, levando em conta a idade deles e a bagagem de vida. Entretanto, isso não impede que o candidato tenha bastante argumento e faça uma boa redação”, avalia o professor de língua portuguesa, literatura e redação do colégio Galois, Lélio Amarães.
Para Amarães, a temática foi interessante. “Os estudantes que se preparam têm plena capacidade de discutir a inclusão social e discorrer sobre o assunto”, afirma.
A coordenadora pedagógica do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Andrea Franco, conta que também ficou surpresa com o tema deste ano, mas elogiou a escolha da banca. “Achei maravilhoso, pois força o aluno a refletir sobre o posicionamento dele dentro da sociedade. Assim, ele se percebe como cidadão”, diz.
O presidente da Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Distrito Federal (OAB-DF), Luis Claudio Megiorin, publicou um comunicado apoiando o assunto cobrado pela redação. “Pelos comentários nas redes sociais, notamos o abismo que existe na nossa sociedade quanto ao tema e o despreparo de nossas escolas e, por conseguinte, dos nossos estudantes. A dura realidade dos surdos deve ser enfrentada já.”
Histórico — confira todos os temas de redação da história do Enem
1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil / Caminhos para combater o racismo no Brasil (edição com duas aplicações do teste)