metropoles.com

STJ libera resultados do Sisu e inscrições do Prouni

Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, atendeu pedido da Advocacia-Geral da União (AGU)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metropoles
Sisu portal
1 de 1 Sisu portal - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metropoles

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, autorizou nesta terça-feira (28/01/2020) o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a divulgar os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019.

Por ordem da Justiça Federal em São Paulo, a liberação estava suspensa desde a última sexta-feira (24/01/2020), em função de erros identificados na correção das provas. Segundo o Inep, as inconsistências atingiram pelo menos seis mil estudantes.

A Advocacia-Geral da União recorreu, mas, no domingo (26/01/2020), a desembargadora Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), endossou o posicionamento da Justiça paulista e manteve a suspensão. Após a segunda derrota, a AGU recorreu ao STJ ainda na segunda-feira (27/01/2020).

A decisão também atinge o Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições, que teriam início também nesta terça-feira, estavam suspensas. O Ministério da Educação explicou, ao anunciar a medida, que sem os resultados do Sisu os estudantes não conseguiriam se inscrever nem no Prouni nem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para autorizar a divulgação, a Justiça exigia que o MEC comprovasse que os erros na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram totalmente sanados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?