metropoles.com

Sisu: universidades dizem ter recebido lista de espera com erros

Ministério da Educação teria repassado a lista para as instituições na quinta, mas depois informou que havia problemas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Macedo / Agencia RBS
Sisu oferecerá vagas em universidades para ensino a distância
1 de 1 Sisu oferecerá vagas em universidades para ensino a distância - Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Universidades federais de diversas localidades do país comunicaram aos estudantes nesta sexta-feira (07/02/2020) que receberam uma lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com erros.

A lista teria sido enviada para as instituições nessa quinta-feira (06/02/2020) pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas horas depois do envio, o ministério teria alertado que havia uma falha na lista e pediu para que elas não fossem divulgadas.

O Sisu deste ano foi marcado por uma série de falhas. Quando foi aberto o período para que os estudantes entrassem na lista de espera, os candidatos relataram que o sistema havia registrado uma opção de curso diferente da que indicaram.

Procurado, o MEC não se posicionou até a publicação da reportagem.

O cronograma do MEC previa que o resultado da lista de espera seria divulgado nesta sexta. Para isso, encaminhou as listas com os candidatos selecionados para as instituições. Segundo a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Pró-Reitoria de Graduação recebeu a lista na quinta à noite, quando divulgou o resultado, mas na madrugada de sexta recebeu uma notificação do sistema do MEC de “a instituição deve esperar a Lista de Espera definitiva que ainda será disponibilizada”. A universidade questionou quando receberia a nova lista, mas não obteve resposta.

O mesmo ocorreu com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A instituição publicou uma nota no site informando aos alunos que ainda “não há uma nova data prevista para a divulgação” e que assim que a lista for disponibilizada pelo MEC vai divulgar um novo cronograma para as matrículas.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também comunicou o problema em seu site.

Enem
Não apenas o Sisu teve problemas neste ano, mas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentou uma série de falhas. Logo que foi divulgado o resultado individual dos candidatos, houve suspeita de erro nas notas.

Alertado pelos estudantes, o ministério confirmou a falha no dia seguinte. Dois dias depois, a pasta informou que o erro na correção ocorreu na gráfica e afetou 5.974 candidatos, que tiveram as provas corrigidas com gabarito de prova diferente da que fizeram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?