Servidores e professores protestam contra cortes e privatização
Manifestantes bloquearam faixas do Eixo Monumental. Marcha marca abertura do 2º Encontro Nacional de Educação, em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Desde o início da tarde desta quinta-feira (16/6), servidores públicos federais protestam no Eixo Monumental. Duas faixas do local foram bloqueadas e os servidores, em sua maioria professores, seguiram rumo ao Ministério da Educação (MEC), onde a manifestação será encerrada. O protesto é contrário aos corte de verbas na área da saúde e da educação.
“Os professores fazem a abertura do 2º Encontro Nacional de Educação – que ocorre até sábado (18) – mas participam ainda demais servidores. Nós defendemos a educação pública e somos contrários a esses corte, como também, a qualquer tentativa de privatização”, explica Giovanni Frizzo, diretor do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior e um dos organizadores da manifestação.
Várias entidades sindicais também participam do ato, assim como estudantes ligados a movimentos estudantis. A Polícia Militar fala em cerca de 1 mil pessoas, já os organizadores acreditam que mais 2,5 mil pessoas participam do protesto.