metropoles.com

Senado aprova MP que amplia Prouni a alunos sem bolsa integral

Medida passa a viger a partir de julho e é válida para os estudantes de escolas particulares que não tiveram bolsa integral no ensino médio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Sala vazia
1 de 1 Sala vazia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (26/4), a Medida Provisória 1.075/2021, que amplia aos alunos do ensino médio de escolas particulares e sem bolsas de estudos a autorização para uso do Programa Universidade para Todos (Prouni). O projeto de lei de conversão foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última semana e vai para sanção presidencial.

O texto votado e aprovado pelos parlamentares altera a legislação vigente para aperfeiçoar a sistemática de operação do Prouni. Antes, a lei permitia apenas aos estudantes de escolas particulares com bolsa integral aderirem ao programa. A medida valerá a partir de julho deste ano.

A redação da MP foi conduzida pelo ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que pediu para deixar o cargo após as denúncias de irregularidades na gestão de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o Executivo, a medida visa “reforçar as políticas indutivas de educação”. O governo federal alega que a proposta busca contornar a evasão de estudantes de instituições de ensino superior, em razão dos impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia da Covid-19.

“Nesse sentido, o Prouni e o Fundo de Financiamento Estudantil, que são as principais políticas públicas atualmente em vigência, podem contribuir para atenuar a situação dos estudantes e das instituições, assim como as estratégias já implementadas pela legislação”, defende o ex-ministro.

De acordo com o MEC, estima-se que, desde o início da pandemia, um percentual significativo de pessoas entre 6 e 34 anos deixaram de estudar. Calcula-se, também, que as instituições de educação superior privadas tenham perdido um total de 110 mil estudantes em 2021, passando de 6,44 milhões de alunos para 6,33 milhões.

O governo federal afirma que o cenário causado pela crise sanitária “impactou significativamente ” os esforços da pasta para atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo da MP, portanto, é dar garantias e estímulos para a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?