metropoles.com

Senado adia projeto que prevê criação do Sistema Nacional de Educação

Pedido de retirada de pauta do PL partiu do governo, representado em plenário pelo senador Carlos Viana (MDB-MG)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Educação. Imagem colorida mostra sala de aula com crianças sentadas em carteiras alternadas e professora na frente da sala - Metrópoles
1 de 1 Educação. Imagem colorida mostra sala de aula com crianças sentadas em carteiras alternadas e professora na frente da sala - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Senado Federal adiou, nesta quarta-feira (23/2), a votação do Projeto de Lei de Complementar (PLP) 235/2019, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE).

A proposta foi aprovada pela Comissão de Educação em 11 de novembro, mas o governo, representado em plenário pelo senador Carlos Viana (MDB-MG), pediu mais tempo para analisar o projeto.

Segundo o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a matéria será incluída na pauta de 9 de março.

De autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), a proposta prevê que o SNE funcione como meio de articulação colaborativa das redes de ensino da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O objetivo é que o sistema opere como canal para alinhamento de políticas educacionais eficientes entre os entes federativos a fim de ampliar o acesso à educação básica de qualidade, equalizar oportunidades educacionais e erradicar o analfabetismo.

Os autores da matéria defendem que a fragmentação das competências em matéria de educação entre os diferentes entes federados e o baixo nível de articulação entre eles têm sido apontados como fatores para ineficiência das políticas educacionais no Brasil e de manutenção das desigualdades em matéria de educação.

O PLP visa, portanto, corrigir os problemas apontados ao estabelecer as regras de colaboração sem desrespeitar a autonomia administrativa de cada unidade da federação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?