Selecionados do Fies com inscrição adiada devem atualizar dados
Cerca de 12 mil estudantes precisam acessar a página do programa na internet. Prazo termina nesta sexta-feira (17/8)
atualizado
Compartilhar notícia
Termina nesta sexta-feira (17/8) o prazo para os estudantes pré-selecionados em processos anteriores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que tiveram a inscrição postergada para o segundo semestre de 2018, complementarem as informações no sistema. Segundo o Ministério da Educação (MEC), eles são, aproximadamente, 12 mil alunos.
Esses candidatos foram selecionados para receber o financiamento, mas devido ao fato de a conclusão do processo ter ocorrido no meio ou no final do semestre corrente, escolheram que o início do financiamento se daria apenas no segundo semestre deste ano, adiando a confirmação da inscrição.
Para fazer a complementação, o estudante precisa acessar a página do Fies na internet e fornecer as informações solicitadas, como o percentual a ser financiado e dados da agência bancária para receber o benefício.
A contratação do auxílio estudantil só ocorrerá após o estudante completar as informações no sistema e a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado aprovar os dados.
Prazo extra
O MEC constatou que, ao longo do processo, mais de 600 estudantes tiveram problemas para complementar as informações devido a falhas no sistema. Por isso, a pasta prorrogou o prazo para o fornecimento das informações do dia 10 para esta sexta.
Até quinta-feira (16/8), no entanto, 30 alunos ainda enfrentavam problemas. A pasta diz que esses candidatos terão um prazo extra de cinco dias para preencher as informações e integrar o Fies no segundo semestre.
Além destes candidatos, também terão um prazo extra aqueles que tiveram os problemas solucionados após essa segunda-feira (13/8). De acordo com o ministério, cada um receberá um prazo específico para que tenha pelo menos cinco dias totais de acesso ao sistema. A pasta ainda informou que notificou os estudantes, por e-mail e SMS, de que terão a margem de tempo extra.